Expansão em curso

GRAÇAS À INTEGRIDADE, CAPILARIDADE E DEDICAÇÃO AO CLIENTE, A DISTRIBUIDORA SE DESENVOLVE EM RITMO ACELERADO. VOLTOU AO PATAMAR DE VENDAS ANTERIOR À PANDEMIA E SE PREPARA PARA FECHAR 2022 COM 100 POSTOS EM SUA REDE.

“É evidente que a retomada econômica no país alavanca o consumo de combustíveis, mas as ações tomadas durante a pandemia permitiram mais rapidez na recuperação das vendas. Também tivemos aumento da carteira de clientes e, em junho, batemos o recorde de clientes atendidos”, declara Domingos Malfará, diretor executivo da Ruff CJ Distribuidora de Petróleo.

A pandemia de Covid-19, especialmente durante a fase de isolamento social, provocou severo baque no mercado de combustíveis, especialmente nas vendas de gasolina e de etanol. O cenário poderia ser mais promissor agora, em 2022, com o reaquecimento econômico, não fosse o crescimento da inflação e a violenta ascensão dos preços dos combustíveis, a despeito da recente redução da carga tributária sobre esses produtos que deve aquecer o consumo. Em abril último, o IPCA-15 acumulado em 12 meses era estimado em 12%, enquanto a alta da gasolina no mesmo período foi de 30,7%.

Boas perspectivas No entanto, apesar dos pesares, parece que as perspectivas são muito animadoras para quem, como a Ruff, soube contornar as dificuldades dos últimos anos. “No momento, já recuperamos o volume de vendas de 2019. No auge da pandemia, mantivemos a proximidade com os clientes e, além de estreitar o relacionamento, promovemos a abertura de novas unidades”, revela Malfará. Segundo ele, essas ações não só permitiram a retomada imediata das vendas, como a ampliação da carteira de clientes.

Em sua opinião, os principais desafios para crescer e ter sucesso nesse mercado envolvem manutenção de equipe bem treinada e engajada, gestão eficiente dos recursos disponíveis, investimento em infraestrutura própria, capilaridade e agilidade da logística e, em especial, integridade no relacionamento com clientes e qualidade de produtos.

Fundada em 1995, atualmente a Ruff opera em sete estados, com ênfase nas regiões Sul e Sudeste. Conta com quatro bases próprias, com capacidade total de 25mil m³, concentradas nos estados de São Paulo e Minas Gerais, além de 13 unidades em operação com terceiros, localizadas em Goiás, Minas Gerais, no Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e São Paulo.

E se prepara para ampliar seu raio de atuação e rede de postos. “Temos planos para estender nossa atuação para a Região Centro-Oeste, com base no atendimento diferenciado aos postos de bandeira branca e a oferta de modelos personalizados para o embandeiramento, respeitando as expectativas e o momento de cada revendedor”, afirma o diretor da distribuidora, que prevê encerrar 2022 com uma rede de 100 postos instalados.

Por Cristiane Collich Sampaio