BRASCOMBUSTÍVEIS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DO COMÉRCIO VAREJISTA DE COMBUSTÍVEIS AUTOMOTIVOS E LUBRIFICANTES
No dia de 26 de novembro de 1940, foi criada a Associação dos Revendedores de Petróleo (Ardep) que, quatro anos depois, recebeu a denominação que possui hoje: Associação Paulista do Comércio Varejista de Combustíveis Minerais.
Sediada atualmente em São Paulo (SP), a Brascombustíveis nasce no interior da capital com caráter eminentemente civil, sem intuito lucrativo. Sua finalidade é basicamente:
– Representar e coordenar as reivindicações da classe, apontando e lutando por soluções de interesse geral;
– Pugnar pela criação de cursos destinados à formação e aperfeiçoamento da mão-de-obra empregada nos postos de abastecimento e serviços, bem como de seus próprios associados;
– Manter relação com suas congêneres, no perfeito intercâmbio de caráter técnico e cultural, notadamente com o Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de petróleo do Estado de São Paulo (Sincopetro) e demais organizações classistas da mesma categoria econômica;
– Promover viagens de estudos e congressos, no campo específico da atividade dos seus associados;
– Obter e divulgar informações relativas ao comércio varejista de combustíveis minerais, podendo, para tanto, editar, sob a responsabilidade, ou não, periódicos de qualquer natureza, seja na forma de revista, jornal, suplementos ou similares.
– Estimular o interesse geral pelos assuntos ligados à revenda de produtos derivados de petróleo;
– Apresentar sugestões às autoridades constituídas em matéria relacionada com os objetivos da Associação;
– Manter a união da classe em torno da solução de seus problemas, incentivando, por todas as formas, o espírito associativo;
– Fazer promoções para arrecadação de fundos necessários ao perfeito atendimento dos fins a que se destina;
– Cooperar com o Sincopetro e outras organizações classistas da mesma categoria econômica, por todos os meios, no sentido da realização de seus fins legais.
A Brascombustíveis é a editora da revista Posto de Observação, veículo mensal com tiragem de 25 mil exemplares,dirigido a todos os empresários de postos de serviços do país.
Em abril de 1988, veiculava o primeiro exemplar da Posto de Observação, com o intuito de informar, orientar, denunciar e lutar pelos interesses da categoria.