Automação, eficiência e redução de custos
A Xpert investe em soluções e parcerias para tornar mais eficiente e econômica a gestão dos postos de serviços
Tudo o que a automação pode fazer pela administração de um posto, inclusive reduzir custos, é objeto das atenções da XPert – Tecnologia em Automação. Criada em 1993, a empresa nasceu e continua focada no desenvolvimento de sistemas de automação e gestão voltados ao comércio de combustíveis, especialmente postos de serviços, ocupando a liderança nesse segmento, com quase 6 mil clientes no país e perspectivas de aumentar significativamente esse número nos próximos anos.
CUSTOS MENORES
E um dos caminhos para chegar a esse resultado é o desenvolvimento de soluções que minimizem os custos do posto. Dario Garcia, gerente Comercial, de Parcerias e Homologações, avalia que entre as principais despesas do segmento, ao lado do aluguel e da mão-de-obra, estão os custos operacionais. “Prevemos que em alguns anos a ‘gestão de negócios’ deva incluir integrações com as principais empresas contábeis e de conciliação de cartões, e o fornecimento de dados detalhados sobre o negócio. Assim, com plataformas integradas, imaginamos que haja queda acentuada na estrutura de custos da revenda.”
Ao trabalhar com parceiros especializados, que complementam a gestão do negócio, hoje a XPert pode oferecer aos clientes respostas integrais, que podem gerar queda nas despesas.
Dario diz que “desde dezembro, a XPert também está buscando novos parceiros comerciais para trabalhar como canais de distribuição das plataformas”. Nesse período, 10 novos canais foram abertos e outros se encontram em fase de negociação. Hoje a empresa possui 85 distribuidores no Brasil, sendo a única, segundo ele, a contar com suporte descentralizado.
NOVIDADES
Atuando na XPert desde 2017, o executivo comemora a conclusão da homologação das plataformas da empresa junto a algumas das maiores distribuidoras de combustíveis do mercado brasileiro.
E há mais novidades. Está em processo de homologação um software direcionado à gestão de campanhas de marketing. “As grandes distribuidoras necessitam de rapidez na gestão do marketing, mas, por não serem flexíveis, os sistemas em operação atualmente representam um entrave. Assim, a XPert desenvolveu uma solução flexível e enxuta, com informações automatizadas de fácil verificação, que dão ao revendedor mais segurança para trabalhar.”
Atualmente, a plataforma de automação AutoXPert/ATXPDV está instalada em 71% dos clientes. Os processos operacionais do posto são integrados pelo Concentrador ATX-16, que envolve gestão da pista, controle de bombas e abastecimentos, monitoramento de estoque, controle de produtividade de frentistas e monitoramento ambiental.
Por Cristiane Collich Sampaio