COMBATE AO USO IRREGULAR DE METANOL

Não é novidade o vulto que assumiu no país a adulteração de combustíveis com metanol. Agora, vários setores da ANP estão articuladamente empenhados na repressão ao desvio de metanol para usos indevidos, como adulteração de combustíveis. O metanol é tóxico e, além de afetar a saúde dos colaboradores dos postos e dos consumidores, dilapida o erário e prejudica a concorrência no mercado.

GOLD QUÍMICA NA BERLINDA

E os efeitos dessa ação coordenada já se fizeram sentir. No fim de janeiro, a diretoria colegiada da ANP reiterou decisão anterior que revogou a autorização para a atividade de agente de comércio exterior da Gold Química Distribuidora, Importadora e Exportadora de Produtos Químicos. A agência informou que a decisão foi motivada pelas irregularidades detectadas na venda de metanol para diversas empresas cujas inscrições estaduais estão nulas, suspensas preventivamente ou inaptas por não localização.

AMOSTRA-TESTEMUNHA É ESSENCIAL

Para o revendedor, se antes já era importante a coleta da amostra-testemunha quando do recebimento dos combustíveis, agora esse cuidado tornou-se essencial.

Assim, ao receber um carregamento de etanol e/ou de gasolina, o revendedor deve se precaver de eventuais sanções por adulteração coletando a amostra-testemunha de cada produto, e armazenando-a conforme as orientações da agência. Só assim poderá se defender diante de eventual autuação, caso os testes mostrem que há metanol nos produtos que revende.

A amostra-testemunha é sua garantia.

POR CRISTIANE COLLICH SAMPAIO