- MERCADO
por Márcia Alves
Até 2015, a distribuidora BR Petrobras foi a marca líder do mercado. Mas, depois de sofrer os impactos da Lava Jato, perdeu essa posição. Agora, porém, a imagem da BR começa a se recuperar perante o consumidor, segundo pesquisa da CVA Solutions com mais de 6 mil consumidores em todas as regiões.
O resultado mostra que a BR Petrobras é a primeira opção em postos de combustível para maioria dos brasileiros (34,8%). Mas, fica para trás da principal concorrente, Ipiranga, quando o recorte se dá nas regiões Sul e Sudeste, além da preferência dos clientes no quesito programa de fidelidade e lojas de conveniência.
De acordo com a CVA, as duas maiores redes possuem força de marca equivalente, mas com leve vantagem da Ipiranga no valor percebido. A Ipiranga, além de citada como mais utilizada por 32,2%, foi lembrada como parada preferencial nas regiões Sudeste (32,6%) e Sul (44,7%). No Nordeste e Centro-Oeste/Norte, a BR lidera, com 50,5% e 44,7% de “primeira opção”, na ordem.
Na análise individual de serviços, os postos Ipiranga são avaliados como melhores que o mercado em pontos como instalações, serviços de lavagem e lanchonetes ou lojas de conveniência. No caso deste último, 61,3% dos clientes da rede declararam visitar os pontos de venda, contra 50,5% na BR Petrobrás e 53,7% na Shell. O estudo ressalva, no entanto, que a BR Mania é a loja preferida dos consumidores.
Nos lubrificantes, a Petrobras, com a marca Lubrax, segue líder, com 17,6% da preferência dos consumidores, seguida da Mobil (12%) e Castrol (9,9%). De acordo com a pesquisa, no entanto, 27,1% dos entrevistados não sabem ou não se lembram da marca que utilizam nos seus carros.
A força da marca é medida pela diferença entre a atração e a rejeição a uma marca perante clientes e não clientes. Segundo o sócio-diretor da CVA, Sandro Cimatti, a força da marca BR voltou a ser a mais forte do mercado de distribuição, posto perdido para a Ipiranga nos dois últimos anos.