• NOTÍCIAS REGIONAIS
    por Denise de Almeida

 

Câmeras de vigilância de postos podem auxiliar na segurança pública

 

A prefeitura de São Paulo lançou recentemente o projeto City Câmeras, uma parceria com comerciantes, empresas e sociedade civil que busca inibir a ação de criminosos e aumentar a segurança na capital paulista.


Segundo o prefeito, João Doria, a iniciativa prevê a instalação de 10 mil câmeras por toda a cidade até o final da gestão, cujas imagens serão integradas e transmitidas para o comando da Guarda Civil Metropolitana e compartilhadas com as Polícias Militar e Civil.


Para formar essa rede de monitoramento, além das câmeras dos órgãos públicos, o prefeito quer contar com as câmeras de segurança residenciais e as que estão instaladas em pontos comerciais, inclusive postos de combustíveis.


De acordo com a prefeitura, os postos são considerados parceiros importantes para o programa, já que, além de ocupar um espaço aberto e amplo, estão localizados em pontos estratégicos de circulação de pessoas e veículos.


Com o sistema, será possível monitorar não só ações contra o patrimônio, como também mapear as maiores ocorrências policiais, até mesmo de zeladoria, como o descarte irregular de resíduos, por exemplo.


Para aderir ao programa, o interessado deve ter uma câmera com resolução mínima de 720p, tecnologia HD e transmissão de 12 frames ou fotos por segundo. Além disso, o estabelecimento terá de utilizar sua internet e pagar o valor de R$ 40 mensais para o armazenamento das imagens em nuvem. O programa exige ainda que as empresas participantes identifiquem seus estabelecimentos com uma placa de sinalização a fim de demonstrar que a região está sendo monitorada.


Saiba mais em www.citycameras.prefeitura.sp.gov.br.