• MERCADO
    por Cristiane Collich Sampaio

 

Cesário Cecchi e Dirceu Amorelli no colegiado da ANP

 

Nos dias 19 de outubro e 24 de novembro, em cerimônias realizadas no Palácio Itamaraty, no centro do Rio de Janeiro (RJ), o economista e engenheiro José Cesário Cecchi e o engenheiro, mestre em Ciências Econômicas e doutor em Planejamento Energético Dirceu Amorelli, respectivamente, foram empossados como diretores da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Com a chegada desses novos integrantes, a diretoria da agência, de cinco membros, se completa.


Cecchi havia ingressado na ANP em 1998, como assessor especial da diretoria, passando posteriormente a superintendente de Comercialização e Movimentação de Petróleo, seus Derivados e Gás Natural. Além disso, desde 2000, atua como professor adjunto no departamento de Engenharia Mecânica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC/RJ).


Durante sabatina a que foi submetido no Senado, que antecedeu sua aprovação para o cargo, Cesário Cecchi defendeu a venda de ativos da Petrobras e a atual sistemática de preços para a gasolina e o diesel. Ele enfatizou que não cabe à ANP regular o quanto é cobrado nas bombas, mas ponderou que a volatilidade dos valores é positiva para o mercado.


A indicação de Dirceu Amorelli, que é servidor concursado da agência desde 2005, foi aprovada no início de novembro pelo Senado. Em sua trajetória na ANP, assessorou a diretoria e exerceu a Superintendência de Abastecimento, de Dados Técnicos e de Exploração e, também, a Superintendência Adjunta de Desenvolvimento e Produção.