• SUA EMPRESA
    por Denise de Almeida e Cristiane Collich Sampaio

 

NR-20 pode evitar acidentes de trabalho com combustíveis

 

A norma que trata da segurança e saúde do trabalhador com inflamáveis e combustíveis teve sua fiscalização intensificada nos últimos meses. Fique atento!

 

Acidentes com profissionais que trabalham em postos de serviços podem ser evitados se as exigências da Norma Regulamentadora nº 20 estiverem sendo rigorosamente cumpridas pelo revendedor. Criada em 1978, ela só teve sua revisão dedicada ao segmento de postos de combustíveis em 2012, e veio com o compromisso de adequar-se aos padrões internacionais na prevenção de acidentes de trabalho relativos a combustíveis e líquidos inflamáveis.


Sandra Huertas, arquiteta especializada, que mantém plantão semanal no Departamento de Meio Ambiente do Sincopetro, lembra que a NR-20 consiste na elaboração de um programa de manutenção e inspeção periódica dos locais onde se armazenam e utilizam inflamáveis e combustíveis, visando à gestão da segurança e saúde do trabalhador. Sua implementação, segundo ela, pode e deve contar com a participação dos funcionários. “São eles que estão no dia a dia do posto e que podem identificar facilmente possíveis fatores de risco”, comenta.


A norma prevê também a capacitação dos colaboradores por meio de Fake Cartier aulas práticas e teóricas, onde eles recebem noções básicas sobre os cuidados no manuseio de combustíveis e infamáveis e, com isso, têm mais chances de se proteger de possíveis acidentes. “Implementar a NR-20 é, antes de tudo, um trabalho preventivo”, diz.


Nesse sentido, Sandra lembra que o Sincopetro ampliou sua assessoria e o Departamento de Meio Ambiente, hoje denominado de Arquitetura, Meio Ambiente e Saúde e Segurança do Trabalho, oferece esse curso de capacitação, bem como está apto para atender e orientar seus associados também sobre o cumprimento de outras obrigações.


Segundo ela, que coordena o programa de capacitação, a norma é clara: ela não se restringe aos funcionários que atuam no pátio de Cheap Cartier Replica abastecimento de veículos. Mesmo os que não manuseiam combustíveis têm de receber informações sobre os perigos, riscos e procedimentos para situações de emergência.


Custos e programação

“O objetivo do Centro de Treinamento da Revenda (CTR) do Sincopetro é ministrar cursos dinâmicos e práticos, com qualidade e preço diferenciado, de apenas R$ 35,00/aluno”, comenta a arquiteta.


Esses cursos são realizados mensalmente no CTR, geralmente na última quinta-feira de cada mês, conforme demanda. No interior as turmas são fechadas de acordo com a necessidade da Replica Watches região. As inscrições devem ser feitas por meio do site do sindicato (www.sincopetro.org.br), o qual divulga, regularmente, a agenda de atividades.


Além disso, há novo entendimento sobre as normas. “Não basta manter os documentos no posto somente para fiscalização e arquivo. Ao serem aplicadas, as normas, também devem envolver os colaboradores na rotina das atividades diárias, visando um processo de melhoria contínua”, diz a arquiteta.