Por Denise de Almeida

 

Desde o ano passado, todo o óleo diesel  comercializado no país recebe 7% de biodiesel em   sua composição, conforme determinação de medida provisória e resolução da ANP (45/14), que trata do  controle de qualidade do combustível.  

A fiscalização tem sido atuante nesse sentido e as penalidades podem gerar até o fechamento  do posto. Por isso, o Sincopetro tem alertado os donos de postos sobre os padrões de conformidade e  aspectos do produto, aconselhando a realização de  testes no momento do recebimento e atenção no seu correto armazenamento. 

Apesar de não ser possível determinar o seu prazo de validade, como o produto apresenta  maior propensão a absorver água e sofre degradação por ação de  micro-organismos (veja box),  é  desaconselhável armazená-lo por períodos acima de três meses sem giro do estoque. 

E, para evitar a contaminação por água,  é importante que se tenha atenção redobrada na  transferência do combustível, na perfeita  vedação dos bocais de enchimento, tampas e  conexões dos tanques e tubulações, bem como se mantenha o mesmo rigor na rotina de  limpeza e drenagem dos tanques, IWC replica watchesseja para  retirar a água de contaminação e/ou aquela  oriunda da condensação da umidade do ar. 

 

Drenagem e limpeza de filtros e tanques  

  

Segundo orientações contidas no Manual Técnico do Diesel S-10, divulgado pela Petrobras, a  drenagem no tanque de óleo diesel deve ser feita após a medição do nível de água no tanque,  em momentos distintos: diariamente, pela manhã;  antes e algumas horas depois de receber um  novo estoque; após chuvas fortes ou inundações;  e, conforme estabelecido no contrato de  manutenção preventiva e corretiva. Para tal, basta introduzir a bomba de drenagem pela boca de medição do tanque até  o fundo e bombear, coletando o produto em um balde limpo, de capacidade conhecida.  Despeje parte desse produto em uma proveta  de 1.000 ml para teste de limpidez,  transparência, cor e odor  (odor diferente pode constatar presença de micro-organismos).  Os resultados das drenagens realizadas devem ser registrados, pois o acompanhamento das  quantidades de água encontradas permite a identificação de eventuais necessidades de manutenção nos tanques.  

 Vale lembrar que, assim como os tanques, os filtros devem ser verificados rotineiramente e a troca dos elementos filtrantes  deve ser feita conforme a especificação do fabricante.   Recomenda-se   também que a cada  troca dos elementos filtrantes se faça a limpeza de todas as placas e   reservatório de filtração.  

Já, para os tanques, sua abertura é recomendada a cada dois anos,  para remoção de borras e sedimentos.  No final da limpeza, o fundo do tanque deverá ficar seco antes de receber o óleo diesel.  


 

Prejuízo causado pela água no óleo diesel  

  

De acordo com Fátima Menezes Bento, especialista em microbiologia do petróleo da  Universidade Federal do Rio Grande do Sul, a entrada de água nos tanques de óleo diesel  pode ocorrer de diferentes maneiras: carregada pelo combustível, pela condensação do ar nas  paredes, pelo metabolismo microbiano, pelos respiros, durante a lavagem dos tanques  ou ainda pode ser colocada intencionalmente, como lastro.  A massa marrom ou preta, conhecida como ‘borra’, entretanto, só surge quando os fungos e  bactérias começam a se alimentar de óleo diesel. E eles só crescem e se reproduzem na  presença de água. Daí, a importância de manter o combustível livre de água, já que borra  causa entupimento de telas, filtros e corrosão.