No final de setembro entrou no ar a nova fase da campanha publicitária ‘Etanol, o combustível completão’. Lançada pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a campanha tem o estado de São Paulo como principal foco e procura reforçar os impactos positivos do etanol na economia e no meio ambiente e, com isso, incentivar seu consumo.

A presidente da Unica Elizabeth Farina declarou que com a retomada da campanha, que foi lançada em 2012, a entidade deseja “relembrar aos consumidores as vantagens e os benefícios do biocombustível”. Ela reforçou esses aspectos, destacando que “o etanol gera ganhos ambientais, sociais e promove o crescimento econômico de forma significativa em mais de mil municípios brasileiros”.

Em sua primeira fase, lançada há cerca de dois anos, a campanha elevou em 10% as vendas de etanol no estado de São Paulo, em apenas um mês de veiculação. No ano passado, a ação publicitária também chegou a outros três estados: Paraná, Goiás e Minas Gerais.

“Neste momento, o preço do etanol está mais vantajoso do que o da gasolina para o consumidor, ou seja, a paridade de 70% já foi atingida em alguns estados, mas mesmo assim a demanda pelo produto não reagiu como se esperava. Isso reforça o nosso diagnóstico de que o contato direto com o público deve ser constante”, afirma Farina.

A estratégia de comunicação envolve um filme leve e bem-humorado para TV aberta e a cabo, patrocínio de programas de televisão e rádio, jingle marcante, ações online e presença em redes sociais.

A criação é da agência Borghi/Lowe, responsável também pelas fases anteriores da campanha.