por Cristiane
Collich Sampaio

A Gilbarco Veeder-Root, uma das líderes mundiais em equipamentos e tecnologias voltadas a postos de combustíveis, acaba de ampliar ainda mais seu portfólio. Além de ter destaque global nos segmentos de bombas com soluções integradas de abastecimento e, também, em sistemas de monitoramento de tanques, a empresa acabou de ingressar no ramo de desenvolvimento e montagem de sistemas de abastecimento com GNV. Recentemente, a Gilbarco Veeder-Root adquiriu a norte-americana Angi Energy Systems, reafirmando seu compromisso em apoiar o crescimento do mercado GNV nos EUA, com significativo potencial de expansão em postos de combustíveis.

“A equipe da Angi traz conhecimentos valiosos para a família Gilbarco que nos permitirá acelerar os avanços na tecnologia e excelência na fabricação de sistemas voltados ao gás natural”, diz Stephen Moule, presidente da empresa nos EUA. “Eles também vão trazer equipe de colaboradores qualificada, excelente operação e forte carteira de clientes”, acrescenta.

E, no Brasil

Para a Gilbarco Veeder-Root no Brasil e na América Latina, no médio prazo, um parceiro como a Angi será fundamental para o atendimento das necessidades do mercado regional de GNV, que está em expansão.

E, por falar em expansão, desde o ano passado a unidade local vem investindo em sistemas de logística mais eficientes, em automação e, também, na ampliação das exportações. As atividades das duas unidades fabris foram unificadas na planta de Guarulhos (SP), mais espaçosa que a da Lapa, em São Paulo, e próxima ao Rodoanel Viário, o que facilitou a logística de transporte. Segundo Hector Trabucco, diretor geral da Gilbarco Veeder-Root para o Brasil e a América Latina, a unificação e as mudanças introduzidas nessa planta acarretaram redução dos custos e aumento da produtividade em 35%: “o prazo médio para a entrega de encomendas de bombas customizadas, dependendo do modelo, é agora de 15 dias. A linha de montagem tem condições de concluir uma bomba a cada 25 minutos. É o menor prazo do mercado.”

Atualmente, graças à parceria com a Alcoa, 80% das partes metálicas das bombas da Gilbarco são confeccionadas em alumínio, com garantia de 10 anos contra corrosão. São muito mais leves do que as de aço carbono e não usam parafusos; as peças são fixadas por rebites em aço inoxidável, de utilização marítima.

Esse material também está presente no teclado da bomba. Trabucco declara que “esse é um importante diferencial, pois o teclado em aço inoxidável é muito mais resistente do que o de membrana”.

Os investimentos totais previstos para 2014 na fábrica de Guarulhos chegam a R$ 1 milhão, e também estão voltados para aumento da qualidade, envolvendo melhoria de processos, internalização da produção de itens e aquisição de novos equipamentos.

Entre estes estão a máquina de corte de alumínio, que não deixa rebarbas, e a impressora. O diretor geral da empresa explica que a impressão das logomarcas pode ser feita diretamente na chapa das bombas e possibilita decoração dinâmica para datas especiais, com imagens promocionais. Nesse campo, a fábrica também pode desenvolver projetos de arte para clientes e produzir adesivos em vinil e em policarbonato, com impressão no verso e maior resistência.