Por Denise de Almeida

Dicas sobre o que observar na compra de produtos embalados, eletrodomésticos, itens com o selo do Inmetro e também na utilização de bombas de combustíveis, balanças de  supermercado etc.  é o que traz o recém-lançado ‘Guia Prático de Consumo’, do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo – Ipem-SP.
São duas cartilhas, uma para consumidores e outra para comerciantes, desenvolvidas a partir das operações de fiscalizações de rotina realizadas pelo órgão.
Especificamente com relação aos combustíveis, a orientação é no tocante às bombas  medidoras. Além de acompanhar o abastecimento de perto, a cartilha sugere que o motorista  verifique se o preço na bomba é o mesmo anunciado nas placas do posto;  observe se o  marcador da quantidade está zerado;  se há selo do Inmetro no equipamento;  e, orienta a  pedir o cupom fiscal ao final do abastecimento como forma de comprovar a quantidade de litros  abastecida e o valor pago pelo produto.
Já o ‘Guia de Orientações ao Comerciante’  explica como evitar autuações e como proceder  em relação a balanças utilizadas no comércio e demais instrumentos de medição.
Distribuídas durante as atividades fiscalizatórias da autarquia e em eventos com grande  circulação de público,  as cartilhas, segundo o superintendente do órgão,  Alexandre Modonezi,  “foram produzidas com linguagem bastante acessível e com o máximo de dicas e orientações,  pois acreditamos que tanto o lojista quanto o consumidor são grandes aliados do instituto no  combate a irregularidades”.