Por Denise de Almeida

Eles são o futuro da indústria automobilística, na opinião de muitos especialistas. Além de já  fazerem parte da frota de táxis da capital paulista, os carros elétricos estão na pauta do dia  do Governo, que já tem pronto projeto que reduz o  IPI desse tipo de veículos no país,  e  também são assunto na BR Distribuidora, que estuda expandir a infraestrutura para recarga  de veículos elétricos em sua rede de postos.

A proposta surgiu a partir de acordo firmado, no final do ano passado, com a Nissan do  Brasil,  quando a distribuidora realizou o abastecimento do primeiro veículo 100% elétrico  produzido em larga escala no mundo, o Nissan Leaf.

O abastecimento aconteceu  no Eletroposto BR, localizado no Rio de Janeiro, que permite a recarga rápida de scooters e bicicletas elétricas, por exemplo. Desde então mais de  23 mil carros elétricos do grupo foram vendidos e a meta da  montadora, a partir da aliança Nissan-Renault,  é  comercializar 1,5 milhão  de carros  elétricos em todo o mundo até 2016. 

Aqui no Brasil,  a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica encomendou  um estudo feito pela consultoria internacional  DNV KEMA e detectou que,  em 2030,  serão  cerca de 5 milhões de veículos elétricos circulando em terras brasileiras. 

De olho nesse mercado, a  BMW acaba de anunciar que vai trazer a submarca BMW i,  de veículos elétricos.  Pelos planos da montadora,  o país receberá o primeiro veículo da linha BMW i em 2014, com o hatchback i3.