Por Denise de Almeida
Eles são o futuro da indústria automobilística, na opinião de muitos especialistas. Além de já fazerem parte da frota de táxis da capital paulista, os carros elétricos estão na pauta do dia do Governo, que já tem pronto projeto que reduz o IPI desse tipo de veículos no país, e também são assunto na BR Distribuidora, que estuda expandir a infraestrutura para recarga de veículos elétricos em sua rede de postos.
A proposta surgiu a partir de acordo firmado, no final do ano passado, com a Nissan do Brasil, quando a distribuidora realizou o abastecimento do primeiro veículo 100% elétrico produzido em larga escala no mundo, o Nissan Leaf.
O abastecimento aconteceu no Eletroposto BR, localizado no Rio de Janeiro, que permite a recarga rápida de scooters e bicicletas elétricas, por exemplo. Desde então mais de 23 mil carros elétricos do grupo foram vendidos e a meta da montadora, a partir da aliança Nissan-Renault, é comercializar 1,5 milhão de carros elétricos em todo o mundo até 2016.
Aqui no Brasil, a Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica encomendou um estudo feito pela consultoria internacional DNV KEMA e detectou que, em 2030, serão cerca de 5 milhões de veículos elétricos circulando em terras brasileiras.
De olho nesse mercado, a BMW acaba de anunciar que vai trazer a submarca BMW i, de veículos elétricos. Pelos planos da montadora, o país receberá o primeiro veículo da linha BMW i em 2014, com o hatchback i3.