Por Denise de Almeida

Estudo mundial realizado pelas administradoras American Express, Visa e MasterCard  revela que os sistemas de ponto de venda (POS – Point Of Sale) têm sido, cada vez mais,  alvos preferenciais de criminosos, especialmente devido a falhas nos controles de  segurança dos pagamentos feitos com cartões de crédito e débito. Segundo a Trustware,  que realizou a pesquisa, foram investigados 220 casos de violações de segurança de dados  em todo o mundo, e a grande maioria dos casos teve a ver com deficiências em  dispositivos POS. 

No Brasil, os golpes com máquinas de ponto de venda apoiam-se principalmente  em técnicas como a  substituição dos terminais por aparelhos falsos.  Em março, a Polícia Civil de São Paulo  divulgou detalhes de uma operação de combate a um esquema de clonagem de cartões  de débito e crédito, em que lojas que funcionavam em pelo menos três shoppings da cidade  utilizavam máquinas instaladas por bandidos, que se passavam por técnicos de  manutenção para trocar os equipamentos.  Cada máquina, segundo a polícia, era vendida  por até R$ 50. 

Nos postos de combustíveis,  as denúncias revelam que, quando as máquinas são  trocadas, o nome do estabelecimento permanece o mesmo;  altera-se apenas o CNPJ, o  que, em muitos casos, faz com que o revendedor só perceba a irregularidade após várias  ações fraudulentas. 

Como o prejuízo é exclusivamente do comerciante, a MasterCard orienta que os  estabelecimentos inspecionem regularmente  seus equipamentos de  telecomunicação e outros sistemas.  Em caso de suspeita de fraudes,  o comerciante deve  recorrer imediatamente ao prestador de serviços contratado. Importante certificar-se ainda  que seus emissores estejam trabalhando com o equipamento para garantir a mais alta  proteção disponível de manutenção de senhas.