Por Denise de Almeida
Estudo mundial realizado pelas administradoras American Express, Visa e MasterCard revela que os sistemas de ponto de venda (POS Point Of Sale) têm sido, cada vez mais, alvos preferenciais de criminosos, especialmente devido a falhas nos controles de segurança dos pagamentos feitos com cartões de crédito e débito. Segundo a Trustware, que realizou a pesquisa, foram investigados 220 casos de violações de segurança de dados em todo o mundo, e a grande maioria dos casos teve a ver com deficiências em dispositivos POS.
No Brasil, os golpes com máquinas de ponto de venda apoiam-se principalmente em técnicas como a substituição dos terminais por aparelhos falsos. Em março, a Polícia Civil de São Paulo divulgou detalhes de uma operação de combate a um esquema de clonagem de cartões de débito e crédito, em que lojas que funcionavam em pelo menos três shoppings da cidade utilizavam máquinas instaladas por bandidos, que se passavam por técnicos de manutenção para trocar os equipamentos. Cada máquina, segundo a polícia, era vendida por até R$ 50.
Nos postos de combustíveis, as denúncias revelam que, quando as máquinas são trocadas, o nome do estabelecimento permanece o mesmo; altera-se apenas o CNPJ, o que, em muitos casos, faz com que o revendedor só perceba a irregularidade após várias ações fraudulentas.
Como o prejuízo é exclusivamente do comerciante, a MasterCard orienta que os estabelecimentos inspecionem regularmente seus equipamentos de telecomunicação e outros sistemas. Em caso de suspeita de fraudes, o comerciante deve recorrer imediatamente ao prestador de serviços contratado. Importante certificar-se ainda que seus emissores estejam trabalhando com o equipamento para garantir a mais alta proteção disponível de manutenção de senhas.