Por Denise de Almeida

A conveniência, que há muito é evidente em lojas instaladas em postos de combustíveis, deixa de ser tendência e cresce nos bairros das grandes metrópoles brasileiras.

 

Para o dono de um posto de combustíveis que investe também no segmento da  conveniência não é novidade que o que impulsiona as vendas nesse setor é o fato de o  consumidor estar próximo à sua  casa ou trabalho,  fazendo com que ele não precise  enfrentar trânsito nem perder horas com deslocamento para fazer suas compras.

Tanto que,  inspirado nos strip malls norte-americanos,  começa a surgir no Brasil uma nova  opção de pontos de venda:  os Centros de Comércio e Serviços (CCS). Mais organizados e  seguros em relação às lojas de rua indeterminadas, e com várias opções de comércio e  serviço, inclusive postos de combustíveis, o CCS atrai, principalmente,  pelo fator da vizinhança,  segundo o consultor em estratégias  empresariais Luis Henrique Stockler. 

Ele explica que os motivos que estão fazendo com que o consumidor mude o seu  comportamento de compra são facilidade no estacionamento, motivo de reclamação  frequente pelos frequentadores de shoppings centers, e ambientes e lojas mais cheias,  principalmente nas datas do varejo,  ocasionando filas e tornando o momento de lazer um  processo demorado, cansativo e cada vez menos prático.  

O fato é que sejam minimercados, padarias, farmácias ou lojas de conveniência, esse  varejo de bairro vem crescendo, em média, 15% ao ano,  o que se configura em uma ótima  oportunidade para os revendedores de combustíveis apostarem na diversificação de seu  negócio.  “O pequeno varejo tem estrutura ágil, é dinâmico e conhece o consumidor,  oferecendo o que ele deseja, na quantidade e preço que ele quer”, observa Roberto  Nascimento de Oliveira,  professor de varejo da Escola Superior de Propaganda e Marketing. 

O mercado,  segundo ele,  ganha força nas regiões metropolitanas do país e emerge como  uma alternativa viável de ponto de venda, que equilibra o custo-benefício em relação aos  outros modelos, motivo que certamente cairá no gosto e simpatia de consumidores das  grandes cidades brasileiras.