Por Denise de Almeida
Foi-se o tempo em que revender combustível era apenas uma questão de contabilizar a quantidade de litros vendidos no final do mês. Na época em que o mercado era totalmente regulado e engessado, vender acima de 500 mil litros em 30 dias, por exemplo, era sinônimo de lucro exorbitante. E o revendedor ainda podia se orgulhar de uma possível excelente administração, que, na verdade, nem era dele. Antes da abertura do mercado, em 1990, era o Governo quem determinava quantos funcionários poderíamos ter, a que horas deveríamos abrir ou fechar nossos estabelecimentos, e até nossa margem de lucro, relembra José Alberto Paiva, Gouveia, presidente do Sincopetro, sindicato dos revendedores de São Paulo.
Hoje em dia, a situação é bem diferente. Conhecer bem o negócio e estar amparado por uma boa parceria comercial com a distribuidora não basta. É preciso também entender um pouco de legislação ambiental, leis trabalhistas, legislação tributária e, sobretudo, saber fazer as contas na ponta do lápis, sem nunca se distrair com a contabilidade que, muitas vezes, fica exclusivamente nas mãos do escritório contábil.
Repare no quadro ao lado. Trata-se de um modelo de demonstrativo de resultado de exercício preparado pela Plumas Assessoria Contábil, especializada em postos de combustíveis, que contempla todos os itens de um estabelecimento e pode auxiliar o empresário a se orientar no momento de fazer o cálculo das despesas e controlar melhor a receita e a rentabilidade líquida do posto.
Lucro Real ou Presumido
De acordo com Luiz Rinaldo Lopes de Almeida, autor do quadro e sócio diretor da Plumas Assessoria Contábil, a forma de apuração do Imposto de Renda pode fazer a diferença para a contabilidade do negócio. Ele destaca que, muitas vezes equivocadamente, os empresários optam pelo tipo de tributação baseados apenas na galonagem. Em sua opinião, independentemente do valor médio mensal de vendas por litro, o revendedor deveria considerar também o resultado contábil nessa decisão. Cada ponto de venda tem as suas características e o lucro de um e outro pode ser bem diferente. Por isso, essa avaliação sempre deve ser tomada de acordo com o resultado contábil, avalia.
Bom gerenciamento
Luiz Rinaldo ainda alerta para outros pontos que devem ser observados no gerenciamento dos resultados contábeis de qualquer posto de combustíveis, a começar pelas informações remetidas ao Fisco via Sistema Público de Escrituração Digital (Sped).
Em vigor há três anos, o Sped Contábil faz parte de um amplo projeto do Governo de informatização das informações transmitidas pelos contribuintes e, por isso, é mais ágil na hora de cruzar dados e revelar possíveis falhas ou inconsistências contábeis. Despesas que não são dedutíveis no Imposto de Renda por falta de documentos comprobatórios, por exemplo, não devem deixar de ser lançadas na contabilidade. Assim como procurar despesas para serem lançadas sem que haja o necessário lastro contábil, por exemplo. São situações que serão facilmente apontadas pelo Sped, segundo Luiz Rinaldo. Inconsistência de valores contábeis é garantia certa de multas e autuações, inclusive por distribuição disfarçada de lucros, alerta. E só um bom gerenciamento contábil, é que poderá evitar surpresas desagradáveis no futuro.
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RAZÃO SOCIAL | EMPRESA EXEMPLO 2012 | |||||
REGIME DE TRIBUTAÇÃO | ||||||
VENDA EM LITROS/MÊS | ||||||
DEMONSTRAÇÃO DE RESULTADO DO EXERCÍCIO* | ||||||
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(+) RECEITA OPERACIONAL |
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VENDAS DE COMBUSTÍVEIS |
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VENDAS DE LUBRIFICANTES |
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VENDAS DE LOJA CONVENIÊNCIA |
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OUTRAS RECEITAS |
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( - ) IMPOSTOS S/VENDAS |
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( - ) PIS S/VENDAS 1,65% |
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( - ) COFINS S/ VENDAS 7,6% |
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( - ) ISS/ SERVIÇO 5% |
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( - ) ICMS S/ VENDAS 18% |
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( + )CRÉDITO S/ENTRADAS |
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( + ) PIS S/VENDAS 1,65% |
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( + ) COFINS S/ VENDAS 7,6% |
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( + ) ICMS S/ VENDAS 18% |
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( = ) RECEITA LÍQUIDA |
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