por Denise de Almeida

 

O município de Franca, interior de São Paulo,  vai abrigar uma experiência inédita no Brasil.  A estação de tratamento de esgotos da cidade foi escolhida para a implantação de um projeto-piloto  de transformação do gás liberado no processo de tratamento de esgoto em combustível para automóveis.

Realizado pela Sabesp  (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo)   em parceria com o Instituto Fraunhofer, da cidade de Stuttgart, na Alemanha,  caberá ao instituto trazer o equipamento que faz a purificação do biogás,  por meio de uma série de filtrações, de modo a se obter o gás natural, biometano.

O combustível será aplicado na frota de automóveis da própria empresa na cidade  e, posteriormente,  a expectativa é que toda a frota de Franca também seja servida com o gás veicular.

A Sabesp  prevê que o projeto – que demandou investimentos da ordem de R$ 6 milhões – seja desenvolvido no prazo de 36 meses,  período em que a companhia adaptará 49 veículos de sua frota e iniciará estudos de adaptação dos equipamentos e dos motores.