por Márcia Alves

A Barra da Tijuca, na cidade do Rio de Janeiro, foi o local escolhido pela Petrobras Distribuidora para instalar o Posto do Futuro, assim nomeado por reunir as mais recentes tecnologias em eficiência energética, tratamento de recursos hídricos, sustentabilidade ambiental e interatividade com o consumidor. “A tecnologia de ponta aplicada neste posto sinaliza para onde vai o mercado, e é onde a Petrobras Distribuidora estará”, disse o presidente José Lima de Andrade Neto, durante a inauguração, em dezembro último. 

Projetado com a colaboração de diversas empresas, como Intel, Cisco e GE, o posto recebeu investimentos equivalentes a R$ 2,4 milhões. Os sistemas inteligentes do posto oferecem ao consumidor um atendimento interativo personalizado, por meio de tecnologias de processamento, de baixo consumo de energia e alto desempenho. Caso dos processadores de segunda geração Core, da Intel Atom.

Ao entrar no Posto do Futuro, o motorista previamente cadastrado tem seu veículo identificado por câmeras dotadas de capacidades de reconhecimento e sensores RFID ligados a painéis de mídia. Do lado da bomba, uma tela de LCD, transmite informações sobre o abastecimento, promoções do programa BR Mania e notícias em geral, de acordo com o perfil do cliente, que não precisa descer do carro para ter acesso a essas informações.

A loja de conveniência BR Mania foi incrementada com a oferta de serviços interativos, como jogos eletrônicos e sites de mídias sociais. Já no Lubrax+, o consumidor tem ofertas de produtos e serviços mais adequados para seu perfil. A tecnologia também está presente na parte operacional do posto, caso do gerenciamento remoto e segurança digital pró-ativa.

Sustentabilidade

O projeto do Posto do Futuro envolveu modernos sistemas de eficiência energética e sustentabilidade ambiental, como temporizadores mecânicos em torneiras, uso de água de chuva para limpeza de pisos e lavagem de carros e reciclagem da água de lavagem de veículos. O posto conta, ainda, com o “telhado branco”, o uso de iluminação zenital, de indução magnética e de leds, que reduzem o consumo total de energia.

A energia solar está presente na estação para carga de veículos elétricos e no aquecimento de água para lavagem de carros, assim como a energia eólica, que alimenta as lâmpadas de leds da iluminação de emergência das entradas da pista de abastecimento.

Novidades tecnológicas

Área das bombas: Um sensor instalado no tanque verifica o combustível armazenado e o compara com o ideal. Esta informação em forma de um gráfico identifica quatro zonas, classificando a qualidade do produto pela internet. Esse mesmo sensor calcula o volume do estoque, disparando mensagens ao revendedor quando o nível estiver mínimo. Os vapores gerados durante o abastecimento são recuperados e retornados aos tanques, resultando em economia e eliminação de odores.

Identificação do veículo: Sensores permitem identificar o modelo dos veículos, oferecendo informações personalizadas.

Eletroposto: Por meio do uso de energia solar, o posto mantém três recarregadores para scooters e bikes elétricas e dois plugues com sistema quick charger para carros elétricos, que permitem recarregar até 80% das baterias em apenas 20 minutos

Iluminação: Luminárias com LED reduzem de 80% em relação ao consumo de lâmpadas convencionais equivalentes. Os telhados pintados na cor branca refletem melhor o calor e reduzem a temperatura abaixo das telhas em até 10º C.

Banheiro auto-limpante: O Posto do Futuro possui torneiras com temporizadores e um sistema automático, pelo qual o banheiro é completamente lavado após cada uso, permanecendo constantemente limpo.