por Cristiane Collich Sampaio

Este ano a ALE prevê a aplicação de R$ 130 milhões para ampliar e renovar sua rede de postos e aperfeiçoar sua logística de distribuição de combustíveis no país. A meta é conquistar 200 novas revendas e ampliar em 8,65% o volume de combustíveis comercializado.

No ano passado, depois de investir R$ 115 milhões, a companhia distribuiu 4 bilhões de litros de combustíveis e faturou cerca de R$ 8 bilhões, 9% a mais que o resultado obtido em 2010. De acordo com o vice-presidente da empresa, Cyro Souza, a redução no ritmo de crescimento do mercado registrado em 2011 não atingiu a ALE, que teve resultado superior ao do ano anterior e ao do setor em geral. Segundo ele, isso se deveu principalmente à diversificação dos investimentos, como a produção e comercialização de asfalto e a melhoria da produtividade dos postos.

Revenda e logística

Para 2012, o foco da expansão estará na conversão de postos independentes. “O país ainda tem um contingente muito grande de revendas de bandeira branca e a conversão dessas unidades representa uma excelente oportunidade de expansão”, explica Souza. Além disso, estão previstos investimentos na reformulação e adequação dos postos da bandeira, visando não apenas a modernização do layout, mas também o incremento da qualidade em todos os níveis e a ampliação das opções de serviços disponíveis.

Além de manter as estratégias voltadas à capacitação e ao treinamento de revendedores e de suas equipes, no orçamento de 2012 a logística de distribuição está em destaque. Neste ano, será inaugurada uma base de Guamaré (RN), enquanto que a base de Betim (MG) será alvo de expansão. Em paralelo, está a ampliação e a renovação da frota de caminhões, que ao longo dos próximos cinco anos deverá somar 350 veículos, e o aperfeiçoamento das relações com as transportadoras que prestam serviços a ALE. Com essas iniciativas, Cyro Souza avalia que a companhia poderá garantir serviços de melhor qualidade para os clientes, “com mais rapidez e segurança”.

Brasil entre as prioridades da Shell Lubrificantes

Não é para estranhar que a Shell, maior fabricante de lubrificantes do mundo, procure concentrar seus esforços de vendas em países emergentes, como o Brasil, conforme anunciado em janeiro por fontes da empresa no Rio de Janeiro (RJ).

Da fatia mundial ocupada pela companhia nesse mercado, a China está em primeiro lugar, concentrando 35%, das vendas, seguida por Brasil e Russia, com cerca de 13% cada um.

A meta até 2015 é de crescimento global de 78% no segmento de veículos de passeio.

No Brasil, o ritmo de expansão das vendas da Shell nessa área é de, em média, 15% ao ano, mas a perspectiva é de chegar a 45% já em 2012, por meio do aumento da capilaridade de distribuição, com elevação da presença da marca em postos revendedores, oficinas mecânicas e concessionárias de veículos.

Hoje, a bandeira Shell está presente em cerca de 2,5 mil postos do Brasil. Mas esse número deve chegar a 4 mil, com a conversão gradativa dos postos Esso, marca pertencente à Cosan, que integra com a Shell a joint venture Raízen.