por Cristiane Collich Sampaio

O projeto, de autoria do deputado Donisete Braga, estabelece prazo de 60 dias, a contar da data de publicação da lei, a qual, na data de fechamento desta edição, aguardava pela sanção do governador Geraldo Alckmin.

Se a lei for aprovada, todos os displays que exibem maços e cigarros também deverão, por consequência, ser aposentados e escondidos do olhar dos consumidores. Ao justificar a proposição, Braga revela que, segundo pesquisas, na grande maioria dos estabelecimentos os cigarros ganham destaque expostos em displays, geralmente próximos ao caixa, por onde todos os frequentadores transitam, constituindo-se num chamariz para a iniciação do vício, principalmente entre os jovens.

Esse projeto segue uma tendência mundial. Por exemplo, no último dia 1º de outubro, no Reino Unido, as grandes lojas foram obrigadas a recolher das prateleiras cigarros e outros produtos derivados do tabaco, passando a escondê-los detrás dos balcões. As pequenas lojas terão prazo até 2013 para se adequar a essa determinação do governo britânico.