por Cristiane Collich Sampaio

Inaugurado em outubro, o Posto Jamir é o primeiro na zona leste de São Paulo a oferecer o rol completo de serviços da ALE. Numa área de 750 m2 no bairro Vila Antonieta, o posto tem funcionamento ininterrupto e, além de oferecer serviços como ducha, troca de óleo subterrânea e produtos da Chevron e da Bardhal, possui loja de conveniência Entreposto. Em ambiente agradável e descontraído, que dispõe de deck com área de alimentação confortável, a loja oferecerá promoções, concebidas em parceria com marcas de projeção no mercado.

Lara Gavioli, uma das proprietárias, avalia o potencial do empreendimento: “A ALE oferece uma parceria que proporciona à revenda tudo o que precisa para atender com qualidade ao consumidor. Esperamos atingir volume de vendas de 300 mil litros por mês e, com a loja, lucro de cerca de R$ 100 mil. Além disso, com nosso sistema de troca de óleo, com estrutura toda subterrânea e sem uso de elevador, esperamos retorno mensal de R$ 30 mil”.

Metas ambiciosas

As metas da ALE na Região Sudeste são ambiciosas. A empresa, que possui 1,8 mil postos com a marca, distribuídos em 22 estados, está ampliando sua rede na região, especialmente no estado de São Paulo. “Entre janeiro e setembro de 2011, registramos a abertura de 16 postos em São Paulo. Hoje, contamos com 320 postos na região, número que representa 4% da rede no local”, revela Marcelo Alecrim, presidente da companhia.

Segundo ele, atualmente, grande parte dos investimentos está voltada para o estado, considerado o maior mercado de revenda de combustíveis do Brasil. “Dos 38 mil postos do país, cerca de 12 mil estão em São Paulo. Desses, pelo menos 40% são independentes, o que significa quase 5 mil postos a serem explorados”, calcula. Diante disso, ao lado da abertura de postos novos, a ALE também pretende se concentrar na conversão dos de bandeira branca.

Para o país, os objetivos também não são modestos. De acordo com Marcelo Alecrim, até o final de 2011, a meta é elevar em 17% o número de postos da rede e, até o fim do próximo ano, alcançar o patamar de 2,5 mil revendas instaladas.

Em face da escassez de amplas áreas disponíveis nas grandes cidades, a distribuidora busca satisfazer as expectativas do consumidor, de encontrar o maior número de serviços e produtos num único posto, adaptando algumas soluções, como as lojas Entreposto, apresentadas em vários formatos. Mas o presidente da ALE ressalta que “a maior preocupação da companhia é com a oferta de produtos e serviços de qualidade, capazes de agregar atributos ao negócio e atrair clientes. Também por isso, nosso foco está na capacitação para o atendimento e na oferta de promoções”.