por Márcia Alves

Muito além dos freios ABS e airbags, agora os novos modelos de automóveis apresentam novidades que além de conforto, priorizam a segurança de motoristas e pedestres. No quesito comodidade, a Ford lançou nos Estados Unidos o novo Escape, versão 2013, cuja maior inovação é o inédito comando de abertura do porta-malas por sensor de movimento.

O novo sistema permite que qualquer pessoa apenas portando a chave do carro passe o pé por baixo do para-choque traseiro para abrir a porta do porta-malas. Basta repetir o gesto para fechar o compartimento. O chamado "hands-free lift gate" é uma solução perfeita quando o motorista chega ao carro com as duas mãos ocupadas, carregando compras ou pacotes, e não consegue pegar o controle remoto no bolso ou na bolsa

Outra inovação em segurança veicular é o cinto de segurança traseiro inflável, também lançado pela Ford. O sistema combina os atributos dos cintos de segurança tradicionais e airbags para oferecer proteção extra aos passageiros do banco de trás em caso de colisão. Os cintos traseiros infláveis, que já fazem parte do Explorer 2011, são projetados para reduzir as lesões na cabeça, no pescoço e no tórax dos passageiros de trás, principalmente crianças e idosos, que são mais vulneráveis a esse tipo de ferimento.

Para quem não sabe viver desconectado, a Chevrolet, em parceria com a operadora TIM, trouxe ao Brasil o Agile Wi-Fi, primeiro carro com internet, garantindo aos seus proprietários conexão gratuita por um ano. A edição limitada do veículo, com mil unidades, proporciona uma série de benefícios online aos seus usuários, enquanto se locomovem, como acesso a mapas com as indicações do trânsito, check in em hotéis e companhias aéreas, reservas em restaurantes e bares, etc.

Mas as novidades não terminam por ai. No mercado brasileiro já existem veículos que fazem a famosa baliza, bastando alguns cliques dos motoristas. O Volkswagen Tiguan, por exemplo, tem o sistema Park Assist, que verifica se uma vaga em uma fileira de carros tem o espaço necessário para o veículo e o estaciona.

A melhor novidade em matéria de segurança está presente no Volvo S60, com o Detector de Pedestres, que torna quase impossível ocorrer um atropelamento. Isso porque, a qualquer sinal de pessoas na pista um sensor ultrassensível reproduz a função do olho humano, percebendo e monitorando o comportamento do motorista. Se ele não reagir, o dispositivo emite avisos sonoros e visuais e pode até parar o carro.