por Márcia Alves

Marca institucional

Em 1958, é criada a primeira marca da Petrobras.

Primeiro posto

Em 18 de julho de 1961, o Conselho Nacional do Petróleo autorizou a empresa a ingressar no mercado distribuidor de derivados de petróleo. O primeiro posto da Petrobras, “Posto Motel Brasília” foi inaugurado em Brasília na década de 60. Em 1964, a empresa possuía 22 postos; em 1966, já existiam 174. Quando a Petrobras Distribuidora foi criada em 1971, havia 840 postos de serviço com a sua bandeira.

Criação Marca BR

Em 1970, foi eliminado da marca o losango, por não apresentar boa visibilidade em longa distância. A solução surgiu com a sigla BR, por sua ligação direta com Brasil. Além disso, o signo BR (sobrelinhado) nascia de dentro do próprio nome da empresa PetroBRas, lembrando que a nova empresa pertencia a outra. A marca BR antecedeu à criação da própria subsidiária Petrobras Distribuidora, fundada no ano seguinte, em 1971.

Postos Revolucionários

Para gerar impacto, a Petrobras investiu no aspecto físico de seus postos. Em 1968, foi projetado um posto ao lado da refinaria Duque de Caxias, no Rio de Janeiro, com um grande vão envidraçado e um teto de concreto levemente abaulado. Em 1970, a Petrobras inaugurou outro posto na Lagoa Rodrigo de Freitas, também no Rio de Janeiro, com linhas arredondadas que mais lembrava uma nave espacial No primeiro posto da Avenida Atlântica, inaugurado em 1971, as estruturas de vidro arrematadas por uma cobertura em forma de pétalas em fibra de vidro lembravam uma barraca de praia.

Criação da Petrobras Distribuidora

No início da década de 70, a Petrobras já figurava como a terceira distribuidora em volume de vendas, com 18% do mercado nacional. Os bons resultados na rede de postos incentivaram a direção da empresa a expandir os negócios de distribuição. Em oito de novembro de 1971, era criada a Petrobras Distribuidora S.A, sob o comando de Shigeaki Ueki.

Lançamento do Lubrax

A empresa decidiu desenvolver uma linha de óleos lubrificantes própria com tecnologia da Chevron Research Co. O publicitário Décio Pignatari sugeriu o nome Lubrax, por estabelecer uma identidade entre posto e produto, além de reforçar a marca BR.

Primeiro Choque do Petróleo

A crise mundial do petróleo em 1973 pegou o Brasil em um dos seus maiores picos de consumo de combustível. Uma das medias foi pesquisar novas fontes de energia alternativa, que seria efetivada com o Programa Nacional de Álcool, em 1975. Após a primeira crise do petróleo, a Petrobras passou a publicar periodicamente em sua revista anúncios fazendo campanha contra o desperdício de gasolina, continuando até depois do segundo choque em 1979.

Programa Nacional de Álcool

A Petrobras e a Petrobras Distribuidora BR participaram ativamente do Proálcool. A BR adaptou a sua rede de dutos para transporte de álcool e instalou bombas apropriadas para o novo combustível nos seus postos. A primeira bomba para veículos movidos a álcool foi instalada em um posto BR, em Curitiba, em 1979.

Marca revitalizada

Em 1982, os postos BR passaram por um processo de modernização e a marca BR também sofreu alterações. Em seu redesenho, as cores iniciais foram redefinidas: o azul foi eliminado e os tons de verde e amarelo modificados.

Bombas Eletrônicas

Como parte desse processo de modernização, foi criado um moderno desenho para as bombas dos postos BR, em formato de T.

Em 1994, a Petrobras incorporava a marca BR para ser utilizada também por todas as suas subsidiárias.

Primeira BR Mania

Em setembro de 1994, a Petrobras inaugurou a primeira BR Mania no Posto Ecológico, na cidade de São Paulo. Cinco anos depois já havia 200 lojas BR Mania instaladas pelo Brasil e, no ano 2000, 400 lojas.

Posto Ecológico

Em 1994, foi inaugurado um posto de serviço ecológico, na cidade de São Paulo. O Centro Automotivo Pompéia, localizado às margens do Rio Tietê, em São Paulo, foi o primeiro de uma série de postos.

BR Mania Mix e Lava Mania

Em 1997, a BR lançou também a BR Mix – uma nova modalidade de loja mais compacta, para ser instalada em postos com espaços menores – e o Lava Mania, onde os clientes poderiam escolher entre diferentes tipos de lavagem para o seu carro.

Nova Imagem dos postos

Em 1998, a BR deu início a mais um processo de modernização. Os postos ganharam uma arquitetura mais arrojada, com cobertura plana e iluminação especial. A consolidação desta ação se deu em 2001.

Posto temático

Em 2000, para comemorar os 500 anos do descobrimento do Brasil, a BR inaugurou o seu primeiro posto temático, em Porto Seguro (BA).

Bomba à Energia Solar

Em 2001, a empresa introduziu a primeira bomba de abastecimento movida à energia solar do Brasil, no Posto Escola CEFET, localizado em frente à sede da BR. Em  apenas um ano, outros 20 postos já possuíam o mesmo tipo de bomba ecológica.

Primeira Bomba Bicombustível

Em 2006, empresa lançou a bomba de abastecimento bicombustível para atender aos veículos flex.