por Márcia Alves

Líder no México no segmento de conveniência, a rede Oxxo planeja se instalar no Brasil nos próximos anos. Depois da Colômbia, onde conta com 17 unidades, o Brasil entrou nos planos da Oxxo devido às oportunidades que deve gerar com os dois eventos esportivos mundiais programados até 2016, Copa e Olimpíadas.

Em seu país de origem, a marca Oxxo, que pertence à Femsa, maior engarrafadora de Coca-Cola do mundo, faz sucesso, com 9 mil lojas e 7,5 milhões de clientes por dia. Mas o modelo de conveniência mexicano está mais próximo dos mercadinhos brasileiros, devido ao preço mais baixo dos produtos e da oferta de alguns serviços, como pagamento de contas de consumo.

Este é um dos motivos pelos quais a Oxxo adiou seu plano de instalar no país em 2008. "O Brasil é um mercado muito diferente do México. Mas, tentaremos mostrar que a Oxxo se adapta às necessidades e gostos do consumidor", disse José Antonio Fernández Carbajal, diretor da Femsa, em Monterrey, no México, onde fica a sede mundial da empresa. Segundo ele, por enquanto a Oxxo está estudando o mercado de conveniência do Brasil.

Mas, a empresa já descobriu que as padarias podem oferecer concorrência. “As padarias brasileiras estão em todos os lugares, muito perto dos postos de gasolina, onde as unidades da Oxxo pretendem se instalar. Por isso, talvez tenhamos de ter uma pequena padaria dentro das nossas lojas. Estamos estudando”, disse Maximiliam Zimmermann, gerente de Relações com Investidores da Femsa.