por Denise de Almeida

O Sincopetro acaba de firmar uma parceria exclusiva com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis de São Paulo (Sescon-SP) para auxiliar os revendedores na obtenção da certificação digital de seu posto.  Por meio da associação da entidade e, juntamente com a certificadora Serasa Experian,  o acordo prevê preços diferenciados e comodidade na aquisição da ferramenta,  já que o revendedor associado poderá fazer a emissão  do certificado on-line no próprio portal do Sincopetro,  e,  a validação diretamente no posto de atendimento exclusivo montado pelo Sescon  na sede do sindicato.

Entre os serviços que podem realizados através do uso da certificação digital estão,  por exemplo,  a assinatura de contratos,  entrega de declarações diversas,  acesso à base de dados da Receita Federal para consulta de situação fiscal,  emissão de nota fiscal eletrônica etc.

E, para assegurar sua autenticidade,  a certificação digital é fundamental no processo,  já que o documento eletrônico contém dados da pessoa física ou jurídica que comprovam sua identidade perante pessoas e sistemas de informação,  e, permite ao usuário se comunicar e efetuar transações na internet de forma mais rápida,  sigilosa e com validade jurídica.  

  

Uma espécie de RG  

  

“Os certificados digitais são uma espécie de RG, uma assinatura de próprio punho, uma ferramenta eletrônica que dá validade jurídica a um documento, comunicado ou mensagem digitalmente”,  explica o presidente do Sescon-SP, José Maria Chapina Alcazar.

Segundo ele, a  ferramenta  vem sendo gradualmente obrigatória no cumprimento das obrigações na relação fisco-contribuinte e tem exigido a adequação de todas as empresas, independentemente de seu porte, natureza jurídica ou ramo de atuação.  “As que ainda não utilizam, é apenas uma questão de tempo”, afirma.

Ele explica que os postos de combustíveis, por exemplo, hoje, já necessitam da certificação digital para a transmissão da Nota Fiscal Eletrônica e na comunicação com a Secretaria da Fazenda através do Domicílio Eletrônico do Contribuinte (DEC).  “E, a partir de janeiro, todas as empresas que operam no FGTS também deverão utilizar o certificado digital”, diz, lembrando que “todos os revendedores de combustíveis que tiverem empregados, somente poderão operar no FGTS, através desta ferramenta”.  (veja box)

 

Para adquirir o serviço

 

Acessando o site do Sincopetro (www.sincopetro.org.br), o revendedor associado faz a solicitação de aquisição do certificado, onde já constarão, inclusive, as informações sobre  preço de cada um dos serviços.  Para emissão do certificado, no entanto, é imprescindível que o responsável compareça ao posto montado na sede do sindicato –  cujo atendimento se dará com data marcada – para emissão do certificado e validação presencial do documento. 

  

Certificação digital para acessar FGTS  

 

A partir de janeiro de 2012, a certificação digital será indispensável também para o acesso às consultas, recolhimentos, envio e recebimento de arquivos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço  (FGTS).  Por meio desse canal, será possível à empresa fazer retificações e alterações diretamente no sistema e em tempo real,  o que pode evitar sanções por parte dos órgãos fiscalizadores em caso de enganos, bem como a consulta dos empregados para fins de cálculo de rescisão contratual.

Todas as empresas  com empregados serão obrigadas a aderir ao procedimento, pois, caso contrário,  não haverá possibilidade de manter os procedimentos de folha de pagamento.

A  data-limite para essa adesão será de acordo com o número de colaboradores e número do CNPJ. O cronograma de adequação você encontra em:     http://www.caixa.gov.br/fgts/conectividade_social_ICP.as