por Márcia Alves

As qualidades do azeite na culinária são para lá de conhecidos. A variedade de sabores e aromas provoca diferentes sensações no paladar. Mas, o chamado “ouro líquido” pelos mediterrâneos, está no ranking de alimentos essenciais ao cardápio de quem deseja uma vida mais saudável.

Rico em ácidos monoinsaturados, vitamina E e antioxidantes, o azeite ajuda a evitar doenças cardiovasculares, previne o envelhecimento precoce, serve como lubrificante do intestino e ainda auxilia no combate ao câncer. Os benefícios à saúde se devem, basicamente, à sua alta quantidade de gordura monoinsaturada, que reduz o LDL (mau colesterol) e, ao contrário do que ocorre com a gordura saturada de origem animal, não é transformada em colesterol.

Por isso, o consumo regular de azeite reduz a possibilidade da formação de placas de ateroma na parede dos vasos sanguíneos, diminuindo o risco de doença cardíaca, como enfarte do miocárdio, e também de acidentes vasculares cerebrais (derrame). A gordura monoinsaturada do azeite também é capaz de reduzir a gordura abdominal, segundo um estudo da Associação Americana de Diabete. A entidade também descobriu que o consumo de azeite de oliva melhora o perfil de lipídeo do diabético e diminui a glicemia.

Mais recentemente, estudos preliminares de duas universidades nos Estados Unidos comprovaram que a ingestão de azeite ajuda o organismo a sustentar a sensação de satisfação e a prolongar o tempo entre as refeições. Com a descoberta, os cientistas acreditam que será possível desenvolver estratégias, tanto nutricionais como farmacológicas, para reforçar esse dispositivo de controle do apetite em casos de obesidade ou outro tipo de desordem alimentícia.

Como escolher o azeite

Existem mais de 260 opções de azeitonas, que resultam em tipos e classificações diferentes de azeite. Por isso, na hora da compra é importante ficar atento aos detalhes que definem a qualidade do azeite. A melhor escolha são os que possuem acidez abaixo de 0,8%, classificados como extra virgem. Estes são indicados para temperar saladas e no preparo de molhos.

Para frituras, a melhor opção são os classificados como virgem (acidez até 2,0%). Entretanto, no preparo é preciso ter cuidado, porque a temperatura muito elevada ou a reutilização do óleo eliminam as propriedades nutricionais do azeite.

A melhor escolha são os azeites engarrafados em embalagens mais escuras, uma vez que a luz acelera o processo de oxidação do produto. Isso vale também para armazenar o produto em casa, que deve ser em local arejado, com pouca ou nenhuma luz.

 Curiosidades

  • A palavra azeite vem do árabe Az + zait e quer dizer sumo de azeitona.
  • Uma oliveira é capaz de viver mais de mil anos
  • Ao contrário dos vinhos, os melhores azeites são os mais jovens.
  • Para extrair 1 litro de azeite são necessários, em média, 5 a 6 quilos de azeitonas.
  • Os gregos, mesmo consumindo uma dieta rica em gordura, apresentam menos problemas cardíacos devido ao elevado consumo de azeite