por Márcia Alves

Foi-se o tempo em que a etiqueta era o principal diferencial entre as moças da sociedade, que tinham a intenção de conquistar um bom casamento. O tempo passou, o mundo evoluiu, as relações humanas mudaram e a etiqueta deixou de ser vista apenas como a maneira correta de se portar à mesa. “A etiqueta é conjunto de códigos de comportamento estabelecidos para um melhor relacionamento entre as pessoas e vale para todas as situações”, define o consultor em etiqueta, Fábio Arruda.

Autor de vários livros sobre o tema, Fábio Arruda encaixa a etiqueta em todas as situações do cotidiano em que caibam as regras de convivência social, do ambiente de trabalho ao uso da internet. “Boas maneiras e educação nunca saíram — nem sairão — de moda”, diz. Aliás, ele constata que a etiqueta está conquistando maior valorização, atualmente. “Cada vez mais as pessoas se interessam pelo assunto.

Uma explicação para essa súbita valorização da etiqueta no país pode estar relacionada à mobilidade social, já que uma grande massa de pessoas migrou de classe nos últimos anos. Segundo Fábio Arruda, essa população emergente ganhou dinheiro, melhorou o nível econômico, mas por não ter a base da etiqueta, acaba cometendo deslizes e eventuais grosserias. “Aprimorar o comportamento é primordial para transitar com segurança em qualquer círculo”, afirma.

Mas o consultor vai além ao atribuir à etiqueta o poder de mudar a vida das pessoas, por embutir valores e virtudes essenciais, como a educação, o respeito ao próximo, a generosidade e outros. Tanto que, a seu ver, a etiqueta poderia ser adotada como disciplina nas escolas. “As crianças poderiam aprender regras e detalhes que lhes seriam muito úteis a vida inteira”, diz.

A etiqueta em várias situações

Viagem – Em seu livro mais recente, “Etiqueta não tira férias”, Fábio Arruda oferece dicas para quem não quer fazer feio em viagens. Levantar correndo da poltrona quando o avião pousa é desnecessário e deselegante, segundo ele. "Fica aquela gente se acotovelando, se esbarrando para tirar as malas do bagageiro, fungando no cangote do outro. Parece a sucursal do inferno", exagera.

Trabalho – Segundo o consultor, a etiqueta profissional é um grande diferencial, que pode determinar o sucesso em algumas carreiras.

Internet – De e-mails às redes sociais, toda comunicação na internet deve ter a etiqueta como base. “Justamente por ser virtual, se não mantivermos uma boa postura, as relações vão ultrapassar os limites e perder o respeito.

Festas – “Em uma confraternização com o pessoal do trabalho, se for em local sem comanda individual, a conta deve ser dividida fraternalmente, inclusive com o chefe. Nada de bajulação”.