por Denise de Almeida

A partir do ano que vem, o diesel que chegará aos postos terá menos enxofre e será menos poluente.  A ANP já concluiu e apresentou o Plano de Abastecimento do diesel S50 e a Petrobras garantiu, por sua vez,  que o combustível terá produção nacional.  

A indústria automobilística também se comprometeu a iniciar a distribuição dos veículos leves e pesados a diesel, dotados de motores com tecnologia que aceite as versões do combustível que possuem menor teor de enxofre,  já no final deste ano.   

Enquanto os veículos ciclo diesel produzidos até 2011 continuarão a ser abastecidos com óleo diesel  S500 e  S1800, o modelos 2012 que atendam às determinações do Proconve, somente deverão ser abastecidos com o diesel S50, sob risco de degradação do motor, segundo especialistas.  

 diesel S50 será distribuído em todo o país e direcionado para estes novos veículos.  A Petrobras garante que, se necessário, a demanda será suprida por meio de importações.   

Para os revendedores que responderam à pesquisa da ANP e têm intenção de comercializar o novo produto,  é importante frisar que a armazenagem de diesel com baixo teor de enxofre requer tanques e bombas separados para evitar a contaminação de outros tipos de óleo.