por Cristiane Collich Sampaio

Inaugurado no dia 23 de fevereiro, em Vila Velha (ES), o Posto Divino, com troca de óleo e loja de conveniência, mostra claramente que revenda de combustíveis e preservação ambiental não são incompatíveis. Ele é produto de uma parceria entre o proprietário, Ruy Pôncio, e a Ipiranga. “Vi o posto ecológico da companhia no Rio Grande do Sul e decidi construir um semelhante, no Espírito Santo”, informa Ruy, que é presidente do sindicato dos revendedores do estado.

Este é o terceiro inaugurado dentro do Projeto Posto Ecoeficiente Ipiranga – e o primeiro do Sudeste – que, segundo informações da assessoria da distribuidora, tem como objetivo adequar as instalações do posto de abastecimento a uma postura de preservação dos recursos naturais, de forma economicamente viável, em todas as fases do negócio. “Os itens instalados no posto ecoeficiente proporcionam maior eficácia na gestão de energia, água, resíduos e materiais utilizados durante todas as etapas: projeto, construção e operação”, divulga a assessoria. A tendência é de aplicar essa filosofia em todos os novos postos da bandeira.

O proprietário comenta que investiu R$ 200 mil na construção do Posto Divino – que deverá atingir galonagem média de 350 mil litros – e espera economizar entre 30% e 40% nos custos operacionais de energia elétrica e água, em comparação com postos tradicionais (ele possui três outros).

Água e energia

Ele tem várias razões para apostar nessa economia. Por exemplo, a água usada nas descargas sanitárias, na limpeza do posto (já que este não oferece lavagem de veículos) e para molhar os jardins vem da chuva. Ela é captada nas coberturas do estabelecimento, fica armazenada numa cisterna e, após tratamento simples e cloração, está pronta para ser usada.

No Posto Divino, a gestão da água também envolve dispositivos que controlam o consumo na descarga sanitária, assim como torneiras e chuveiros com fechamento automático.

Já a redução nos custos de energia elétrica, que pode chegar a 34%, é propiciada por diferentes soluções. O sistema instalado no Divino emprega energia solar no aquecimento da água usada nos vestiários e na loja AM/PM. Na iluminação foram instaladas lâmpadas de LED, de alto desempenho e baixo consumo, e, em áreas de pouca circulação, sensores de presença.

O projeto ainda prevê a integração da iluminação natural à artificial. Um sensor regula a intensidade da luz artificial ao longo do dia, enquanto que, nas vitrines da loja e no escritório, quebra-sóis e vidros verdes amenizam a incidência de raios solares, proporcionando maior conforto visual e reduzindo o consumo de ar condicionado. Isolamento térmico nos forros e dispositivos de exaustão do ar quente ainda auxiliam na redução dos gastos com a refrigeração das áreas internas.

Obra e materiais

Nem é preciso destacar que o sistema de armazenamento de combustíveis respeita às normas ambientais vigentes, quanto à prevenção da contaminação do solo e da água, seja por vazamento de tanques e tubulações, seja por acidentes na pista.

Mas, no Divino, a preocupação com o meio ambiente não se manifesta apenas na operação.

Na obra foram empregados sistemas construtivos que proporcionam resultados rápidos, seguros e com geração de menor volume de resíduos. Gesso acartonado no lugar de tijolo e cimento; revestimento modular aparafusado; cobertura da pista em single deck, uma estrutura pré-fabricada, que reúne numa só peça as funções de forro e telha e dispensa soldagem; tinta a base de água que não requer o uso de solventes químicos.