por Márcia Alves

No setor de combustíveis, a preocupação com o meio ambiental vai além da adequação dos postos à rigorosa legislação ambiental. Iniciativas como reuso de água, menor consumo de energia e aproveitamento de energias limpas, como solar e eólica, são adotadas por grande parte das distribuidoras de combustíveis em suas redes.

Os postos ecológicos ou “verdes” são também uma tendência no setor, que começa a investir na construção de estabelecimentos sustentáveis. A iniciativa também está criando demanda para corrida pelos selos de sustentabilidade. O Leed, por exemplo, é oferecido por uma entidade americana para construções que atendam no mínimo 26 exigências de uma lista de 69 itens, incluindo o uso de materiais reciclados na construção e no mobiliário, a baixa produção de resíduos etc.

Segundo especialistas, embora o custo de construção de empreendimentos sustentáveis seja entre 5% e 10% mais caro, a economia com energia, água e emissão de resíduos compensa. "O investimento em projetos sustentáveis, além ter um impacto menor no meio ambiente, reflete-se em um custo operacional mais baixo", afirma Marcelo Takaoka, presidente do Conselho Brasileiro de Construção Sustentável.

Repsol (Madri – Espanha)

Um dos melhores e mais recentes exemplos de postos sustentáveis está em Madri, Espanha. O posto de bandeira Repsol, inaugurado em abril último, é o primeiro no mundo certificado pelo Breeam, entidade internacional líder em avaliação e certificação de sustentabilidade em construções.

Seguindo parâmetros de ecoarquitetura, a construção do posto empregou diversos materiais reciclados. Na fabricação das paredes internas, por exemplo, foram utilizados mais de 7 mil jornais reciclados e o isolamento foi feito com lã de ovelha.

O mobiliário da loja de conveniência reutiliza plásticos e compensados de madeira. Outros elementos também foram reaproveitados, como as tulipas desenhadas por Norman Foster, que vieram de outro posto de serviços da companhia.

A gestão do posto também é sustentável. A água da chuva é recolhida e utilizada para irrigação e para as instalações sanitárias, cujo consumo é controlado por um sistema automatizado. O posto é um dos primeiros do mundo a utilizar iluminação 100% Led, que dura cinco vezes mais e reduz o consumo energético em 80%. Para quem tiver interesse em conhecer o posto, o site da Repsol (http://www.repsol.com/es) oferece um passeio virtual em 3D pelas instalações.

BR (Rio de Janeiro – Brasil)

O posto da BR, no bairro do Maracanã, na cidade do Rio de Janeiro, é um modelo de sustentabilidade. O estabelecimento é um dos oito da rede que utiliza a energia solar para funcionamento das bombas. Placas fotovoltaicas instaladas na cobertura captam a energia do sol, que é transformada em energia elétrica. O posto também reutiliza a água da chuva para lavagem de veículos.

De acordo com a assessoria da BR, a distribuidora tem a sustentabilidade como diretriz nas instalações de postos. Alguns equipamentos são prontos de prateleira, eliminando os eventuais resíduos ou entulhos. Os móveis das lojas de conveniência são modulares, com madeira certificada, e o ar-condicionado e os freezers são de consumo reduzido, assim como a iluminação, com lâmpadas de Led.

ALE (Brasil)

Antes de um posto se vincular à ALE, a companhia realiza um estudo ambiental, segundo sua assessoria, que verifica, primeiramente, se há contaminação, por meio da análise de vapores voláteis e amostragem de solo e água subterrânea. Em caso de resultado positivo, o revendedor é orientado a contratar uma empresa de consultoria ambiental para realizar as adequações.

A distribuidora também incentiva a coleta seletiva de lixo em seus escritórios. Pioneira na comercialização de biodiesel no país, a ALE acumula várias iniciativas de cuidado com o meio ambiente, como apoio ao projeto de proteção de mananciais e de educação ambiental, ambos em Goiás. A empresa também patrocina livros infantis destinados à educação ambiental. Na última obra patrocinada, a ALE plantou 12 árvores para neutralizar 1,59 toneladas de CO2.