por Márcia Alves


 


Um novo tipo de golpe está causando prejuízos aos revendedores de Campo Grande (MS). Conforme denúncia encaminhada ao sindicato estadual da revenda, o gerente de um dos postos da cidade foi enganado por um golpista, que se passava por um funcionário de cartório de protesto de São Paulo.


 


Por telefone, o vigarista informou ao gerente que havia um título protestado em nome do posto, fornecendo, em seguida, todos os dados do estabelecimento, como razão social, CNPJ, endereço etc. Para que o protesto não fosse efetivado, ele solicitou ao gerente o depósito de uma quantia em dinheiro para quitar a dívida. Acreditando no falso atendente, o gerente depositou o valor solicitado.


 


Pouco tempo depois, ele decidiu averiguar as informações e ao tentar contato com o suposto funcionário do cartório, descobriu que os números de telefone informados pertenciam a outro estabelecimento comercial. Mas então já era tarde, o golpe estava consumado e o posto ficou com o prejuízo.


 


Depois desse episódio, a diretoria do sindicato passou a orientar os empresários a não efetuarem qualquer pagamento ou tampouco fornecerem dados cadastrais do estabelecimento. Mediante qualquer solicitação de dinheiro recebida por telefone, os revendedores devem ficar atentos e averiguar as informações, antecipadamente.