De acordo com o consultor Flávio Franceschetti, 17% dos postos de combustíveis no Brasil contam com lojas de conveniência, enquanto nos Estados Unidos e Europa esse porcentual alcança 80%, em média. Para completar o cenário favorável de expansão do segmento no país, estima-se que o faturamento dos postos com lojas de conveniência pode ser superior entre 15% a 30%.


De olho nesse mercado em crescimento, diversas empresas de renome estão investindo pesado para pegar carona no mercado que já fatura R$ 18 milhões por ano, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF).De fato, já é até comum encontrar, tanto nas lojas de conveniência, quanto em pontos próprios instalados nos postos, marcas como Bob’s, Subway, Casa do Pão de Queijo, Rei do Mate, Americanas Express, Livraria Saraiva, Drogasil e Sapataria do Futuro, entre outras.


A rede de fast food italiano Spoleto, por exemplo, começou a operação em 2008 com o modelo compacto (instalado dentro da loja de conveniência do posto), em Brasília (DF). Hoje, segundo a diretora de Expansão, Renata Rouchou, as sete lojas espalhadas entre Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo alcançam faturamento de R$ 100 mil por mês, empatando com os resultados dos pontos da rede nos shoppings.


Fortalecendo a tendência


A operadora de turismo CVC inaugurou neste ano sua primeira loja e, conforme divulga o assessor de imprensa Pablo Torres, mais doze lojas estão planejadas até o fim do ano, todas em São Paulo. “Os postos de combustíveis são atrativos para o público porque, oferecem horário estendido de funcionamento, estacionamento gratuito para o cliente e até caixas eletrônicos, revistarias e lotéricas”, aponta Torres.


Nesse contexto, a rede de lavanderias francesa 5àSec possui nove lojas em postos de combustíveis e pretende abrir mais 30 até 2014, de acordo com a diretora de Expansão e Implantação, Meire Gomes Carvalho. Mas ela observa que “os postos devem ter estrutura física e boa apresentação, aspecto moderno e dinâmico, com bom fluxo de veículos, além de boa acessibilidade e visibilidade”.