por Cristiane Collich Sampaio


 



Os empresários terão mais tempo para implantar o novo ponto eletrônico para registro de funcionários, que deveria se tornar obrigatório no dia 21 de agosto. Cedendo a pressões, o Governo estendeu por mais 90 dias, a contar daquela data, o prazo para a adequação de empresas ao novo sistema. Até meados de novembro, as que optarem pelo novo sistema receberão visitas de orientação dos fiscais do trabalho, sem a aplicação de sanções.


A adoção do Sistema de Registro Eletrônico de Ponto (SREP) é obrigatória apenas para os estabelecimentos que empregam mais de 10 funcionários e que já possuem registro de ponto informatizado. Estes terão que substituir os antigos equipamentos por novos, produzidos por fornecedores devidamente credenciados no Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). As novas máquinas têm de ser acopladas a impressoras e ter condições de armazenar dados de entrada e saída de funcionários. Pelas informações do ministério, já existem 64 fabricantes credenciados.


As demais empresas poderão continuar utilizando os sistemas convencionais, apesar de estes serem considerados ultrapassados e pouco confiáveis.


Os associados do sindicato paulista da revenda (Sincopetro), que tiverem interesse na aquisição dos novos equipamentos, podem entrar em contato com a entidade, pelo telefone (11) 2109-0600, e solicitar cotação, por meio do Mercado Eletrônico.