por Cristiane Collich Sampaio


 



O programa ANP Interior foi desenvolvido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) com o objetivo de intensificar suas relações com a sociedade em todo o país, especialmente com setores sob sua responsabilidade. No dia 18 de junho, no Hotel Michelangelo Plaza Inn, em São José do Rio Preto (SP), foi realizada sua primeira edição, que atraiu quase 250 agentes da região, especialmente revendedores de combustíveis, dispostos a debater os rumos do mercado.


Após a abertura, os dois painéis, sobre os temas A ANP e a Política de Desenvolvimento Nacional e Desafios da Fiscalização, apresentados por integrantes da ANP, suscitaram boas discussões com os participantes. No período da tarde, os presentes puderam acompanhar a demonstração dos testes de qualidade dos combustíveis e de segurança do Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), realizados por técnicos do órgão, e participar das duas mesas-redondas, organizadas especialmente para debater o mercado de combustíveis e de GLP.


Como atividade paralela, foi montado um posto avançado, que funcionou ao longo de todo o dia, fornecendo orientações e esclarecimentos sobre fiscalização, cadastro e regularização, aos agentes. Segundo informações da agência, o posto registrou o maior índice de atendimentos realizados num único dia.


 


Êxito total


 


O coordenador geral da ANP-SP, Aurélio César Nogueira Amaral, comemora os resultados. “Nessa primeira etapa, o ANP Interior revelou todo o seu potencial; reunimos mais agentes do que em outros eventos similares, realizados anteriormente”, declara, ao compará-la com o programa ANP Itinerante, concebido nos mesmos moldes, que teve início em 2009.


“Fizemos um amplo trabalho de divulgação entre os revendedores e, com isso, os resultados até superaram o esperado”, revelou o presidente do Sincopetro na região, Roberto Diniz Uehara, que, ao lado do presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia, também participou do evento. Sua avaliação sobre o conteúdo do evento é igualmente positiva: “pudemos esclarecer dúvidas e debater nossos problemas, diretamente com quem dita as regras do nosso comércio.”


O evento foi coordenado por membros da ANP, na figura do chefe de gabinete da diretoria geral da ANP, Luiz Eduardo Duque Dutra, representando o diretor geral, e também do superintendente adjunto de Abastecimento, Carlos Orlando Henrique da Silva, e do coordenador geral da ANP-SP. Entre os presentes, além dos já citados, também estiveram representantes da Secretaria da Fazenda do estado (Sefaz-SP), da prefeitura, Procon e Corpo de Bombeiros locais e de entidades, como Sindicom, Unica, Siregás, Sindigás e SindTRR.