por Márcia Alves


 


As franquias de baixo investimento, ou microfranquias, foram a grande novidade da maior feira do setor realizada em São Paulo (SP), no mês de junho. O novo modelo, sucesso em países como o Japão e a Coréia do Sul, está ganhando força também no Brasil devido ao baixo custo, administração simples e retorno em médio prazo.


De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), as microfranquias requerem investimento inicial entre R$ 20 mil e R$ 50 mil e têm maior demanda nas áreas de serviço, educação, tecnologia e alimentação. Um exemplo é a marca Costura do Futuro, cujo investimento é de R$ 40 mil, incluindo taxa, equipamentos, móveis, projeto arquitetônico e estoque inicial. O tempo mínimo estimado para o retorno é de seis a 12 meses e o faturamento previsto varia de R$ 15 a R$ 60 mil.


Uma boa alternativa para quem já possui um negócio e quer diversificar, segundo a ABF, é montar um quiosque em vez de abrir uma loja, por conta do investimento reduzido e da administração mais simples. Um quiosque da Empada Brasil, por exemplo, ocupa uma área mínima de 6 m2 e requer investimento em torno de R$ 45 mil, enquanto para uma loja esse valor seria de cerca de R$ 125 mil.