por Márcia Alves


 



Para os revendedores de combustíveis, as datas comemorativas são sempre boas oportunidades de aumentar a rentabilidade dos postos. Em ano de Copa do Mundo, as chances são ainda maiores, já que os brasileiros são mesmo apaixonados por futebol. Por isso, a poucos meses da Copa do Mundo da África do Sul, o consultor Gustavo Carrer, do Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), avisa que se o revendedor agir rápido, ainda dá tempo de promover algumas ações.


Segundo Carrer, o primeiro passo será planejar os tipos de ações promocionais para o período que antecede a Copa e para os dias de jogos. Também será preciso definir se a ação envolverá todo o espaço e produtos comercializados pelo posto ou se ficará restrita à loja de conveniência. O segundo passo será escolher os tipos de brindes, que podem ser camisetas, bonés, chaveiros, bolas, bandeirinhas e outros, e a política de premiação.


Um tipo de promoção, geralmente, bem-sucedida, segundo o consultor, é aquela baseada em um programa de pontuação, que fornece cupons vales-brinde ao cliente, mediante a quantidade ou o tipo de produto comprado. Para atrair os clientes nos dias de jogos, o revendedor pode estabelecer, ainda, que nessas datas haverá o sorteio de cupons. Entretanto, Carrer alerta que qualquer tipo de sorteio precisa ser previamente registrado na Caixa Econômica Federal.


Apelo visual


Escolhido o tipo de promoção e a política de premiação, então o empresário deve se concentrar na divulgação. “O apelo visual é muito importante”, afirma Carrer. Caso a opção seja por brindes personalizados, com a marca do posto, então o revendedor deve se apressar, pois, de acordo com o consultor, a esta altura, as empresas fornecedoras podem ter muitas encomendas. Segundo ele, a divulgação pode ser realizada por meio de banners, faixas e cartazes, distribuídos estrategicamente na pista, próximos às bombas, ou apenas no espaço da loja.


Nos dias de jogos, o posto também pode investir na promoção de alguns produtos de maior saída, tais como salgados, bebidas, carvão, gelo e outros. “Para chamar a atenção do cliente, os produtos podem ser organizados em ilhas ou em forma de pilhas em pontos específicos do estabelecimento, bem à vista do cliente”, ensina o consultor.