por Márcia Alves


Desde que se instalou no bairro Cerrado, em Sorocaba (SP), há cinco anos, o Auto Posto Dez se tornou um ponto de encontro dos jovens e moradores da região. Em meio ao movimentado comércio local, o posto se destaca num espaço 2.570 m2, do qual ocupa 1.400 m2 de área construída. Mas, o espaço para café, uma novidade incorporada recentemente ao empreendimento, transformou o posto em referência de beleza e qualidade na cidade.


Para elaborar o espaço, os proprietários Francisco Tomas Pelegrina e Regina Rodrigues Rachide Lopes convidaram os engenheiros Ricardo Inforzato e Edilson de Arruda, que se encarregaram do projeto até a execução da obra. Inspirados nos famosos coffee house londrinos, os profissionais se lançaram ao desafio.


Decoração primorosa


Mas, os cafés londrinos foram apenas o ponto de partida para a inspiração criativa dos engenheiros. Eles fizeram do Café do Posto Dez um local único e original, onde se pode desfrutar de cafés especiais, doces, salgados e vinhos, e ainda ter à escolha produtos de tabacaria, artesanato e livros, ou simplesmente navegar na internet utilizando o sistema “wi-fi”. Além de toda essa conveniência, chama a atenção a primorosa decoração do ambiente, em que, na concepção da proprietária Regina Lopes, “harmonizou a beleza do antigo com a praticidade do moderno”.


Tanto que logo na entrada se vê uma escada com dois degraus e uma rampa de acesso para atender portadores de necessidades especiais, feita com madeira de demolição. No pórtico, dormentes de peroba rosa, utilizados em linhas férreas, receberam como arremate uma corda envernizada e um belo relógio adquirido em um antiquário.


No piso, a união entre o porcelanato e o roda-piso em cruzetas, proveniente de madeira utilizada em poste de energia, garantiram maior leveza ao ambiente. As paredes receberam revestimento de tijolos de barros, com medidas maiores do que as tradicionais. O forro do teto inclinado foi coberto em madeira “lambri de ipê”.


Por detrás de toda a extensão do balcão, produzido em madeira laminada na cor radica e tabaco e tampo de granito, pastilhas de vidro furta-cor reluzem ao contato da luz. Completando a decoração, janelas produzidas artesanalmente foram harmonizadas com os vitrais coloridos, pelos quais frestas de luz iluminam na medida certa o ambiente.


Exemplo de sucesso


Cuidadosamente escolhidos, os móveis, ricos em detalhes foram dispostos de maneira organizada e funcional. A iluminação moderna deu vida própria a alguns elementos da decoração, como o jardim de inverno junto ao sofá em couro. O local também ganhou um eficiente sistema central de ar condicionado, que mantém a temperatura ideal para a preservação dos produtos e bem estar dos freqüentadores.


“O sucesso do espaço Café Posto Dez é prova de que os postos de combustível devem diversificar e investir na melhoria do atendimento ao cliente, que está cada vez mais exigente”, define o engenheiro Ricardo Inforzato.