por Márcia Alves


 


O histórico de adulteração de combustíveis está afetando os hábitos e preferências dos clientes de postos. Uma pesquisa da Ipsos Loyalty, divulgada recentemente, mostrou que na hora de abastecer os consumidores de São Paulo e do Rio de Janeiro se preocupam muito mais com a qualidade dos produtos e do fornecedor do que com o preço. Entre os 16 serviços avaliados na pesquisa, entre julho e agosto do ano passado, os postos de combustíveis lideraram no ranking em ambos os quesitos.


Outro dado revelador da pesquisa diz respeito ao nível de fidelidade aos postos, que conquistaram um importante terceiro lugar, ficando atrás apenas dos serviços que detêm exclusividade no fornecimento, como energia elétrica, gás residencial e água potável. “Esses resultados nos chamaram muito a atenção”, disse o diretor da Ipsos Loyalty Latin America, José Roberto Labinas.


Para ele, devido ao histórico de adulteração no setor, os clientes preferem não correr riscos. Porém, o mais surpreendente nas conclusões do executivo é que os revendedores honestos acabam se beneficiando dessa situação, pois passam a contar com a fidelidade de seus clientes. “Os postos que vendem produtos de qualidade têm mais clientes leais”, disse.


A pesquisa da Ipsos contabilizou, ainda, o nível de encantamento ou de insatisfação dos clientes. No caso dos postos, a facilidade na forma de pagamento foi o quesito melhor avaliado, seguido pela limpeza e organização da loja de conveniência e do estabelecimento. Em contrapartida, os consumidores elegeram os preços dos combustíveis e a falta de limpeza dos banheiros como itens que precisam ser melhorados.