por Cristiane Collich Sampaio


 


Já há tecnologia disponível, mas, hoje, o maior empecilho à expansão do uso dos veículos elétricos e híbridos – movidos a bateria e a combustível – ainda é o custo, sem contar que sua autonomia é restrita a algumas dezenas de quilômetros. Apesar disso, Fiat, Volvo, Toyota, Peugeot-Citröen e Mitsubishi, entre outras, já atuam nesse nicho, que cresce desde o início deste século. Em 2008, por exemplo, os elétricos (VE) representaram 2,5% dos veículos leves comercializados nos EUA, conforme informações divulgadas pelo Instituto Nacional de Eficiência Energética (Inee).


No dia 30 de junho, o instituto promoveu no Rio de Janeiro (RJ) o 1º Seminário Brasileiro de Veículos Elétricos & Rede Elétrica – VER2009. De acordo o diretor do Inee, Pietro Erber, com a entrada no mercado dos veículos elétricos e híbridos estima-se que a redução do uso de combustíveis fósseis seja de aproximadamente 5,5 milhões de tep (toneladas equivalentes de petróleo) em 2025. Quanto à melhoria da qualidade do ar, a informação é de que as emissões de CO2 de um VE são cerca de dez vezes menores do que a de um carro movido a gasolina (com mistura de 25% de álcool).


 


Projetos em curso



Estudo divulgado na ocasião aponta tendência de crescimento também no Brasil. A previsão é de que em 2025 a frota seja integrada por cerca de 6,6 milhões de elétricos híbridos e 4,3 milhões de híbridos plug in (cujas baterias também podem ser carregadas por tomada ligada à rede elétrica).


E há razões para acreditar nessas previsões. Desde 2006 desenvolve-se parceria entre a Fiat Automóveis, a Itaipu Binacional e a empresa suíça KWO, entre outras. Em junho passado, em evento realizado na usina, os 900 convidados puderam fazer um test-drive com o Strada Adventure Elétrico, lançado na ocasião.


A usina hidrelétrica já abriga a linha de montagem responsável pela produção do Palio Weekend Elétrico. A carroceria vem da fábrica da Fiat, em Betim (MG), e recebe os componentes específicos do carro elétrico — motor, transmissão e baterias. Atualmente 21 desses modelos são utilizados pelas empresas parceiras do projeto. A meta é produzir 50 unidades até o primeiro semestre de 2010. Mas esta é apenas uma das várias iniciativas em andamento.


Além disso, ainda este ano, nos dias 9, 10 e 11 de novembro, em Campinas (SP), o Inee, em parceria com outras instituições, pretende realizar novo evento, o VE 2009 – 6º Seminário e Exposição de Veículos Elétricos.