por Cristiane Collich Sampaio


 


Quando o assunto é dieta para emagrecer, não faltam mitos. Dizer que frutas não engordam, por exemplo, é uma quase-verdade. O conhecimento científico acumulado demonstra que, de fato, sendo fontes naturais de vitaminas e minerais, elas alimentam, ajudam a diminuir a gordura na dieta e a controlar o peso corporal. Além disso, fornecem mais energia e resistência e auxiliam no funcionamento do intestino. Seus efeitos, porém, vão depender do consumo criterioso, pois a ingestão exagerada também pode engordar.


A nutricionista Patrícia Realino Guaitoli, parceira do Grupo de Nutrição Humana (Ganep), afirma que as frutas são fundamentais no cardápio de qualquer pessoa, pois garantem o equilíbrio da dieta. O consumo recomendado é de três a cinco poções por dia, as quais não devem ser substituídas por suplementos vitamínicos, que não oferecem os mesmos benefícios.


Ela avalia que muitas pessoas ignoram que as frutas contêm carboidratos (açúcares) e, algumas, gorduras. “A maioria, é bom registrar, tem poucas gorduras e calorias e proporciona sensação de saciedade”; daí a razão de nutricionistas incentivarem o aumento do consumo por quem está em dieta de emagrecimento. Mas convém não exagerar. Elas podem ser consumidas como complemento, lanche e sobremesa. Entretanto Patrícia alerta que não é recomendável substituir as principais refeições, como almoço e jantar, por frutas, pois o organismo humano necessita de outros nutrientes, que não estão presentes ou têm baixa concentração nesses alimentos.


Ela ainda adverte que o grande potencial de saciedade da fruta se perde quando ela é utilizada em sucos, já que a quantidade de fibras é menor que a do vegetal


 


Mocinhas e bandidas na dieta


 


As informações abaixo, fornecidas por Patrícia Guaitoli, poderão ajudar na hora da escolha das frutas ideais para sua dieta. Aqui, as mais comuns no Brasil foram classificadas segundo seu valor calórico, teor de carboidratos e de gorduras.


· Menos calóricas: acerola, carambola, mamão, morango, melão e melancia.


· Valor calórico intermediário: abacaxi, ameixa, caju, figo, graviola, jabuticaba, kiwi, laranja, maçã, manga, pêra, pêssego e tangerina.


· Mais calóricas: abacate, açaí, banana, caqui, cereja, côco, goiaba, maracujá e a uva.


· Mais calóricas e com maior teor de gorduras: abacate, açaí e côco, sendo que o côco possui a maior quantidade de gordura por 100g, o açaí a menor, e o abacate contém quantidade intermediária.


· Mais calóricas e com maior teor de carboidratos: o açaí é o campeão na quantidade de carboidratos por 100g, seguido pela banana, cereja, maracujá e caqui.