por Elaine Paganatto


 


No último dia 29 de maio, um curto-circuito causou uma explosão que danificou o forro de PVC do posto Flórida, em Ribeirão Preto (SP). O incidente, que feriu dois frentistas e arremessou a cinco metros de altura o operário que fazia o trabalho de solda, poderia ter sido ainda mais grave, pois nos tanques de armazenamento havia cerca de 20 mil litros de combustível.


O posto, que estava em obras, permanecia aberto para o atendimento ao público e, após duas grandes explosões, labaredas que se formaram no local deixaram destruída a cobertura do Flórida. Por sorte, nenhum carro foi atingido, porque no momento em que o fogo começou não havia clientes abastecendo.


Após o ocorrido, o posto foi lacrado (e continuava até o fechamento desta edição) e somente será reaberto depois de cumprir as medidas de segurança estabelecidas pela Cetesb.


Em áreas em que são manuseados ou estocados produtos altamente inflamáveis como combustíveis são necessárias precauções, pois qualquer faísca pode causar problemas de grandes danos tanto ao estabelecimento, quanto às pessoas que estiverem no local trabalhando ou, no caso de um posto de gasolina, abastecendo.  


 


Precaução é o melhor remédio


De acordo com o engenheiro e mecânico de segurança do trabalho e um dos sócios da empresa Sigma Engenharia e Serviços, José Carlos de Campos Medeiros, existe um procedimento técnico a ser obedecido quando da instalação ou da manutenção de equipamentos próximos à zona de abastecimento. Entre outros, está a utilização de cabos blindados e de tomadas de energia adequadas para evitar riscos.


Quando o protocolo não é seguido, os acidentes podem ocorrer com mais freqüência. Por isso atenção nas seguintes situações:


 


-   Na manutenção das estruturas metálicas efetuadas sobre o sistema de armazenamento e abastecimento de combustível (pista ou nos acessórios de acesso a tanques e bombas). Para a realização desse trabalho, isole completamente a área e utilize um sistema de contenção de fagulhas (lonas antichamas), além, claro de uma pessoa especialmente treinada para combate a incêndio.  Antes da execução de algum serviço no posto, exija do técnico uma explicação de como será efetuado o trabalho. É necessário saber sobre tudo o que pode ocorrer.


-          Na remoção ou transferência de combustível de um tanque para outro. É fundamental a utilização de equipamentos elétricos blindados, que evitam que fagulhas se soltem no momento da operação;


-   O uso de aparelhos celulares também pode ocasionar uma faísca que, por vezes, pode ser fatal. Caso ocorrido recentemente mostrou um frentista com um celular próximo ao tanque do caminhão, cuja saída de vapores gerou uma expressiva explosão. Os estabelecimentos contam com placas avisando da proibição do uso do telefone, mas o cliente nem sempre respeita. Insista, pois a precaução é para o bem de todos; 


-          No descarregamento do combustível.  Por conta da energia estática dentro do caminhão-tanque, o mesmo deve estar devidamente aterrado no momento da descarga do combustível. Preste atenção ao procedimento do motorista; 


-          Outro caso em que pode ocorrer uma explosão de grandes proporções é na situação em que um posto mantenha depósito com material inflamável e não utilize iluminação apropriada. As luminárias têm de ser encapsuladas, pois não permitem a entrada de gases. A explosão pode ocorrer ao simples toque no interruptor da luz, caso haja qualquer vestígio de vazamento no local da armazenagem. Houve um caso de um tanque de combustível desativado, que ao ser averiguado com uma lanterna por um funcionário despreparado, culminou numa enorme explosão. Por isso, exija da empresa contratada para a retirada do tanque também a limpeza e a inertização do equipamento.


 


 


Pelos motivos apresentados, é imprescindível contratar uma empresa idônea para realizar o serviço de manutenção em equipamentos ou nas estruturas físicas do estabelecimento. A Cetesb exige certificação do Inmetro para as empresas que trabalham com a reforma dos postos de combustíveis. Para obter mais informações, consulte a lista no site www.cetesb.sp.gov.br.

Apenas para complementar, Medeiros salienta ainda que não são apenas acidentes por explosão que podem causar problemas ao dono de posto. Há também, os que ocorrem por descuido de quem manuseia as ferramentas, que podem cair sobre os equipamentos ou pessoas causando ferimentos graves. “Por isso, insisto: é necessário isolar devidamente as áreas nas quais haverá manutenção. O ideal é que os reparos sejam feitos com o posto fechado e, na impossibilidade, executá-los nos dias em que haja menor movimento, como final de semana, por exemplo”, observa.