por Márcia Alves


 


Energia Z é a mais nova divisão de negócios do Grupo Zeppini, inaugurada em 2008, para comercializar soluções em geração de energia solar para residências, condomínios e empresas em todo o Brasil. Uma estação de energia solar foi instalada em um dos edifícios do grupo, numa área de 600 m2, para abrigar painéis fotovoltaicos capazes de gerar 20 kw/h, energia suficiente para atender a demanda de uso imediato.


A Zeppini também participa de outro projeto pioneiro na área de energia solar, envolvendo a produção de motos scooters elétricas. Em parceria com a fabricante Motor Z, o grupo criou o Eletroposto para abastecer a recarga das motos que saem da linha de montagem e são distribuídas em 13 estados brasileiros. Paulo Rogério Fernandez, diretor Executivo do Grupo Zeppini, acredita no futuro dos veículos elétricos e híbridos. “Com essa iniciativa esperamos inspirar muitas outras aplicações”, diz o executivo.


Como funciona


Por meio do "thin film" ou filme fino, os painéis fotovoltaicos captam e convertem a energia solar em eletricidade. Diferentemente dos coletores solares, aplicados no aquecimento de água, esses painéis destinam-se exclusivamente à geração de eletricidade, com a vantagem de gerar a energia no local onde será consumida, com muita facilidade de integração e livre de manutenção.