por Márcia Alves


 


Projeto ANP Itinerante realiza fiscalizações nos postos e seminários técnicos para esclarecer agentes do setor e consumidores.


Entre abril e maio deste ano, a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) percorreu Pernambuco e Maranhão com o Projeto ANP Itinerante. A iniciativa, que tem o objetivo de aumentar a interação entre a agência e a sociedade, resultou na fiscalização de postos e na realização de seminários técnicos.


Em Pernambuco, dos 186 postos fiscalizados em 43 municípios, 60 apresentaram irregularidades. Em um posto de Vitória de Santo Antão, a fiscalização flagrou a venda de gasolina com mais de 62% de álcool e de óleo diesel marítimo adulterado com coloral (tempero), comercializado como óleo diesel automotivo.


Nos seminários, realizados em ambos os estados com a participação de consumidores, agentes de mercado, entidades do setor e órgãos governamentais, os técnicos da ANP divulgaram informações sobre o padrão de qualidade dos produtos e fiscalização das atividades. Conforme a ANP, estão previstas edições mensais do projeto, atendendo a um estado por vez, sempre com o mesmo conjunto de ações, serviços e palestras.