por Márcia Alves


 


Uma parceria entre a Amazonas Motocicletas Especiais (AME) e a Delphi Automotive Systems do Brasil, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia de injeção eletrônica Multifuel, resultará na produção da motocicleta bicombustível. A “AME GA”, nome com o qual foi batizada, permitirá a escolha entre gasolina, álcool ou ambos, prometendo uma economia de cerca de 25%. O novo modelo de média cilindrada será lançado até o final do ano, de acordo com a AME, com a expectativa impulsionar o mercado de bicombustíveis em duas rodas, assim como aconteceu com a venda de automóveis flexíveis.


 


Para desenvolver a motocicleta bicombustível, a Delphi informou que de teve de adequar o motor à taxa de compressão. Também foi necessário instalar uma bomba especial para álcool e sensores inteligentes de ar e combustível que, em conjunto com o sensor de oxigênio, identificam qual a mistura está no tanque. O controle do sistema é feito por um módulo eletrônico de injeção, com novo software de calibração para a mistura de combustível, que envia informações aos bicos injetores. Outras peças, como tanque e pistões, também receberam tratamento para resistir à corrosão do álcool.


 


Para superar a necessidade de partida a frio – aquele que depende de um pequeno tanque apenas para a gasolina -, a Delphi desenvolveu duas soluções. Nas motos maiores, será utilizado o sistema de aquecimento da mistura. Nas menores, haverá a necessidade de abastecer com pelo menos meio litro de gasolina, sobretudo em cidades cujas temperaturas atinjam menos de 10 graus.