por Márcia Alves


 


Há muitas vantagens em se aprender a gerenciar os resíduos gerados pelos postos de combustíveis. Evitar a contaminação do meio ambiente é a mais importante. Mas, vale a pena também saber quais resíduos podem oferecer riscos à saúde, quais merecem cuidados especiais e, ainda, identificar aqueles que podem ou não ser reciclados. Tudo isso e muito mais é ensinado no curso gratuito de Gerenciamento de Resíduos Industriais que a Suatrans, empresa especializada no controle e prevenção de acidentes ambientais, está oferecendo aos seus clientes, em sua sede em São Paulo, aos sábados.


 


Dividido em módulos, o curso começa pela definição de resíduos, seu impacto no meio ambiente, os riscos à saúde, o correto manuseio e, ainda, a responsabilidade civil do gerador. A segregação, identificação e acondicionamento de resíduos também constam no conteúdo programático, além de orientações sobre o que fazer em caso de acidentes e noções sobre a legislação aplicável. “Não existe lixo, mas resíduos que precisamos saber gerenciar”, diz Wagner Felippe, um dos instrutores do curso. Segundo ele, o método “3 R” – reduzir o consumo, reutilizar e reciclar – cabe muito bem à gestão de resíduos. “Muito poderia ser aproveitado e muito nem precisaria ser gerado”, diz.


 


Soluções para postos


Com foco na prevenção ambiental, a Suatrans desenvolveu o Oil Run, um sistema de coleta seletiva e descarte adequado de resíduos. No caso dos postos de combustíveis, o sistema se encarrega da coleta de resíduos diversos, como embalagens plásticas, filtros de óleo, filtros de combustíveis, papéis, EPIs, estopas, panos e filtros de ar contaminados com hidrocarbonetos e borras oleosas. Segundo Ariane Mayer, gerente de negócios da divisão Suatrans Resisolution, os funcionários dos postos são treinados e orientados a acondicionar os resíduos em tambores identificados de acordo com o tipo. A coleta pode ser programada por períodos, mensais, bimestrais ou trimestrais, ou eventualmente. “Após a destinação, os documentos que comprovam o descarte são encaminhados ao cliente”, esclarece Ariane.


 


Outro serviço da Suatrans Resisolution dirigido aos postos é o de limpeza de caixa separadora de água e óleo (CSAO) e contenção, cujos resíduos são destinados e tratados corretamente, evitando a contaminação de água e solo. Para o serviço, segundo Ariane, a empresa dispõe de veículos autovácuo de diversas capacidades e adaptados para várias situações. A gerente destaca, ainda, que a Suatrans é a única empresa do segmento a obter três certificações. Além da ISO 9001:2000 e ISO 14001:2004, neste ano a empresa conquistou a OHSAS 18001:1999. “As certificações representam o reconhecimento à política de qualidade da Suatrans, que busca a melhoria contínua”, avalia.