por Cristiane Collich Sampaio


 


Talvez porque essas cidades, assim como outras do país, atualmente enfrentam problemas decorrentes da inadequação das instalações de postos de serviços às determinações ambientais.


Na oportunidade, integrantes das empresas Dresser Wayne, Metalsinter, Sideraço e Zeppini apresentaram palestras, procurando enfocar os aspectos legais e práticos das legislações em vigor. Manutenção preventiva, certificações obrigatórias de equipamentos e serviços, adequações, soluções técnicas e novidades do mercado estiveram entre os temas abordados.


No Piauí os seminários contaram com o apoio e participação de membros do Ministério Público e das secretarias ambientais do município e do estado. Embora no Maranhão, as autoridades convidadas não tenham dado a devida importância ao evento, as empresas puderam contar com o auxílio do sindicato local de postos, o qual investiu na divulgação, ciente da relevância que os temas abordados tem para a categoria.


A taxa de inscrição dos participantes – 2 kg de alimentos não perecíveis –, que é voluntária, foi doada a Casa Sonho de Criança, que atende cerca de 180 crianças com Aids. Em oito anos de atividades do SAT, esta foi a maior arrecadação do grupo.