por Cristiane Collich Sampaio


 


Em 2008 a Associação Brasileira da Indústria de Equipamentos para Postos de Serviços (Abieps) incorporou mais um segmento ao seu rol de associados. A nova diretoria de Conveniência, conduzida por Antonio Bragança, foi criada este ano com o objetivo de estabelecer um fórum comum, no qual fabricantes e prestadores de serviços do segmento de conveniência também pudessem debater suas idéias e propostas, de forma ampla, junto com as demais empresas voltadas ao setor de postos.


Segundo ele, empresários e clientes perceberam que o velho e conhecido ‘posto de gasolina’ está se reinventando, por causa da crescente demanda: “não somente o cidadão cosmopolita, mas também o viajante elege o posto como a parada de conveniência, para atenuar o problema da escassez do tempo”. Na visão do dirigente, “o ‘velho postinho’ passou a ser identificado como uma ilha segura de múltiplas ofertas em produtos e serviços, que vão de itens relacionados ao veiculo até os ligados a alimentação, cultura e lazer do usuário”.


 


Aproximação natural


 


Foi justamente esse cenário – em que informações, necessidades e anseios dos clientes são comuns a todas as empresas que atuam no segmento de postos – que permitiu a aproximação dos diferentes ramos de atividade, e que agora inclui o de conveniência.


“Para a Abieps, trata-se de um passo natural para uma associação que vem desenvolvendo um trabalho bastante responsável, em um segmento complexo, que lida com temas os mais variados, como o de segurança do manejo de produtos explosivos, metrologia legal, responsabilidade sanitária, adequações a normas ambientais e tantos outros requisitos”, revela.


Entre os projetos preliminares da diretoria de Conveniência da Abieps, Bragança cita a promoção de workshops, a partir de julho, para o debate, identificação de oportunidades e elaboração de estratégias para melhor atender ao cliente final.