por Márcia Alves


 


O que um frentista que falta ao trabalho, sem avisar ou justificar a ausência, tem a ver com o seu chefe revendedor de combustíveis que, além de ser omisso com essas e outras falhas da equipe, ainda “toma” como suas as boas idéias dos funcionários, apenas para se promover? A resposta é: ambos não agem com ética. “No cerne dos principais problemas de comportamento enfrentados nos postos de combustíveis, na atualidade, está a falta de ética”, diz o consultor da e-Ability, José Plínio Aulísio.


Experiente na capacitação e treinamento de recursos humanos para a revenda de combustíveis, ele detectou que a ética é capaz de não só melhorar o atendimento no posto, como também a qualidade de vida das pessoas. Por isso, decidiu incluir a matéria ética na grade de cursos que ministra na sede do sindicato paulista da revenda, Sincopetro. Em outubro, na primeira turma do curso “Ética na vida dos postos”, Aulísio surpreendeu-se com os resultados. “Inicialmente, o treinando identifica claramente nos colegas a falta de ética, mas, em seguida, percebe o quanto às vezes é antiético em atitudes e comportamentos”, relata.


De acordo com o consultor, o curso apresenta conceitos básicos de ética, de forma clara e objetiva, relacionando-os com o cotidiano do posto. Ele ensina, por exemplo, que não é ético a falta de caixa, ou falar mal dos colegas ou tratar bem apenas os clientes que oferecem “caixinha”. “O curso visa aumentar a consciência ética do profissional, elevando sua sensibilidade para princípios e valores que devem servir de parâmetros para a solução de dilemas éticos na rotina do posto”, define Aulísio.


 


Box: Ser ético no posto é:


- Reduzir a "falta de caixa”;


- Agir com transparência, integridade e respeito;


- Atuar com agilidade e precisão;


- Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e integridade;


- Atuar com independência e autonomia;


- Ouvir as pessoas com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de qualquer preconceito;


- Responder às pessoas no menor prazo possível, com clareza e objetividade;


- Atender a todos com respeito e cortesia;


- Buscar a melhoria constante do seu trabalho;


- Ser fiel aos seus deveres e responsabilidades;


- Reparar o erro cometido, evitando repeti-lo.


Fonte: e-Ability


 


Serviço: “Ética na vida dos postos”: carga horária de quatro horas e turmas de até 14 pessoas. Local: na sede do Sincopetro ou no próprio posto. Mais informações no Sincopetro, pelo telefone (11) 2109 0600 ou site: www.sincopetro.org.br