por Márcia Alves
O que um frentista que falta ao trabalho, sem avisar ou justificar a ausência, tem a ver com o seu chefe revendedor de combustíveis que, além de ser omisso com essas e outras falhas da equipe, ainda toma como suas as boas idéias dos funcionários, apenas para se promover? A resposta é: ambos não agem com ética. No cerne dos principais problemas de comportamento enfrentados nos postos de combustíveis, na atualidade, está a falta de ética, diz o consultor da e-Ability, José Plínio Aulísio.
Experiente na capacitação e treinamento de recursos humanos para a revenda de combustíveis, ele detectou que a ética é capaz de não só melhorar o atendimento no posto, como também a qualidade de vida das pessoas. Por isso, decidiu incluir a matéria ética na grade de cursos que ministra na sede do sindicato paulista da revenda, Sincopetro. Em outubro, na primeira turma do curso Ética na vida dos postos, Aulísio surpreendeu-se com os resultados. Inicialmente, o treinando identifica claramente nos colegas a falta de ética, mas, em seguida, percebe o quanto às vezes é antiético em atitudes e comportamentos, relata.
De acordo com o consultor, o curso apresenta conceitos básicos de ética, de forma clara e objetiva, relacionando-os com o cotidiano do posto. Ele ensina, por exemplo, que não é ético a falta de caixa, ou falar mal dos colegas ou tratar bem apenas os clientes que oferecem caixinha. O curso visa aumentar a consciência ética do profissional, elevando sua sensibilidade para princípios e valores que devem servir de parâmetros para a solução de dilemas éticos na rotina do posto, define Aulísio.
Box: Ser ético no posto é:
- Reduzir a "falta de caixa;
- Agir com transparência, integridade e respeito;
- Atuar com agilidade e precisão;
- Respeitar toda e qualquer pessoa, preservando sua dignidade e integridade;
- Atuar com independência e autonomia;
- Ouvir as pessoas com paciência, compreensão, ausência de pré-julgamento e de qualquer preconceito;
- Responder às pessoas no menor prazo possível, com clareza e objetividade;
- Atender a todos com respeito e cortesia;
- Buscar a melhoria constante do seu trabalho;
- Ser fiel aos seus deveres e responsabilidades;
- Reparar o erro cometido, evitando repeti-lo.
Fonte: e-Ability