por Márcia Alves


 


A loja Expand do Shopping Iguatemi ainda não completou um ano de existência, mas já é um sucesso entre os freqüentadores. Mesmo sendo o shopping um dos mais antigos da capital paulista, os próprios administradores reconheciam que faltava uma loja especializada em vinhos para agradar a exigente clientela classe A da região. Quando surgiu um espaço “abraçamos a idéia”, diz o proprietário, Eduardo Duque. Embora se reconheça como um iniciante no mundo vinho, ele tem demonstrado que herdou o empreendedorismo dos Duque, tradicional família paulista de revendedores de combustíveis que é dona, atualmente, de 32 postos na capital, além de outros negócios fora desse mercado, como os requintados restaurantes Café de la Music e Bar Augusta, o Teatro Bibi Ferreira e a Construtora Duque.


 


Mas a administração competente não é o único fator no bom desempenho da loja. O ambiente aconchegante e descontraído, concebido a partir de um novo conceito adotado pela experiente marca Expand, contribui para tornar o local convidativo. A começar pela maneira diferenciada de expor os vinhos, que ficam dispostos num suporte sobre um balcão. Um mosaico português na passagem dá um certo ar “casa” ao local, compondo com o visual colorido das paredes, em que se destacam duas tevês de plasma. Já as grandes vitrines se encarregam de apresentar aos visitantes as promoções e os eventos da loja.


 


Porém, nada chama mais a atenção de quem passa em frente à loja do que o charmoso lounge externo, de 20 lugares, instalado no corredor. Muito mais sofisticado do que um wine-bar, o espaço é perfeito para a degustação de vinhos, harmonizados com petiscos e pratos frios. O completo cardápio tem a assinatura do chef Vitor Mateus, que além de ter passado pelo famoso restaurante Fasano, foi “roubado” do Café de la Music por Eduardo Duque. Uma das criações de Vitor Mateus, o carpaccio de salmão defumado, importado da Noruega, é o “carro-chefe” da loja, como ele diz, e, segundo alguns gourmets, o melhor carpaccio do país. “Combino o salmão com um molho básico de cebolinha, salsinha, azeite e um pouco de limão”, revela.


 


Por não dispor de uma cozinha de restaurante, Mateus caprichou nos pratos frios. A salada de camarão enche os olhos e dá água na boca. Os sanduíches não ficam atrás, o suculento Parma é feito com presunto cru, queijo brie e tomate fresco em pão ciabatta, para o qual ele sugere a harmonização com um vinho tinto mais encorpado. O melhor de tudo é que os preços são de loja e não restaurante. O carpaccio de salmão, por exemplo, custa R$ 20,00, e o vinho pode ser adquirido em taça. Ou seja, cabe no bolso de quem deseja um bom programa depois do cinema. Tanto é que, segundo Eduardo Duque, de quinta-feira a sábado é preciso fazer reserva para o wine-bar.


 


Para todos os gostos e bolsos


Não é preciso ser um enófilo ou um gourmet para apreciar o diversificado portfolio de vinhos da Expand. A loja oferece uma seleção dos melhores vinhos de 14 países – entre eles, França, Itália, Portugal, Espanha, África do Sul, Nova Zelândia e Brasil. Os preços também são variados, há rótulos desde R$ 15,50 até R$ 9.700,00, caso do Romaneé-Conti 2000. Para ajudar os clientes na escolha, o sommelier Marcos Ferreira apresenta as sugestões. Os argentinos e chilenos, segundo ele, são o de maior demanda. “A uva Malbec, produzida na Argentina, e a uva Carmenère, no Chile, têm fácil aceitação no país”, diz.


 


Ele conta que a mais recente novidade do catálogo é Cuvelier Los Andes, um vinho blend, ou seja, produzido com a combinação de quatro uvas: Cabernet Sauvignon, Malbec, Merlot e Syrah , que custa R$ 125,00. O mais surpreendente, na opinião de Ferreira, é o Zeta, da família Zuccardi Zeta, que recebeu 88 pontos da Wine & Spirits, famosa revista americana especializada. Entre os chilenos ele aponta o Seña e o Viñedo Chadwick como os melhores. Do Brasil, o Rio Sol 8, produzido no Vale do São Francisco, ele garante, “é macio e tem estrutura”. Mesmo com tantas opções, Ferreira afirma que não existe certo ou errado nesse universo do vinho. Ele lembra que o mote da campanha da Expand para difundir a cultura do vinho no país é “A Expand tem o vinho que é a sua cara”.