por Elaine Paganatto


 


Há 25 anos no mercado, sediada atualmente em San José, Califórnia (EUA), a empresa Verifone, especializada no segmento de soluções para meios de pagamento e processamento de transações eletrônicas, chegou ao Brasil por volta de 1996 e instalou-se na Vila Olímpia, em São Paulo (SP).


Com projeção mundial, a Verifone conta com cerca de dois mil funcionários e está presente em 110 países e nos cinco continentes. Somente em São Paulo são aproximadamente 100 colaboradores especiali­zados na instalação e manutenção das soluções oferecidas pela empresa nas modalidades on site e balcão, sendo a primeira uma manutenção feita em qualquer ponto do Brasil via sistema (são três sites dedicados à manutenção, logística e desenvolvimento de software) e a segunda, efetuada quando o cliente leva o equipamento para ser reparado a uma das unidades de assistência técnica.


De acordo com o gerente geral da empresa, Heman Molina, a Verifone fabrica a linha de produtos no Brasil por intermédio de duas empresas multina­cionais, a Jabil e a Sanmina-SCI. “Nossos produtos possuem Processo Produtivo Básico (PPB) e contam com os incentivos fiscais oferecidos pela lei de informática vigente, o que os torna mais competitivos para o mercado nacional”, destaca.


Atualmente a empresa vem focando sua atuação no desenvolvimento de soluções voltadas a segmentos específicos como é o caso dos postos de combustível. “Especificamente para o mercado de petróleo, desenvolvemos a plataforma FuelPAY, que traz como principais vantagens a economia na comunicação e a redução do investimento em equipamentos de alta manutenção”, salienta o profissional de desenvolvimento de mercado da Verifone/Brasil, Eduardo Ventura.


Cobertura nacional


Ventura observa ainda que os terminais VeriFone são vendidos com automação e Transferência Eletrônica de Fundos (TEF) integrados. Utilizando diversos tipos de automação é possível atender desde a padaria, passando pela locadora de vídeos, chegando às bombas do posto de gasolina”, salienta.


Diversas são as modalidades de solução para os postos de serviços, segundo Heman Molina, que podem funcionar com dois terminais fixos e receber mais acessórios de acordo com a necessidade do estabelecimento. O investimento pode ser um pouco salgado e, por isso, é possível utilizar o Finame, uma linha de crédito para empresas de qualquer porte e região do país, cujo valor pode ser pago em até 36 vezes.


Para a manutenção mensal do equipamento é feito um pacote que inclui central de atendimento para esclarecimento de dúvidas, além de visitas no local quando necessário e atualizações de software. “A unidade de serviços da VeriFone tem cobertura nacional com laboratório próprio”, informa Ventura.


Os gestores da empresa informam ainda que para todo equipamento instalado é dado um treinamento básico aos futuros usuários, a fim de tornar mais ágil o atendimento aos clientes. “Os pacotes de treinamento de funções mais específicas estão disponíveis a custos bastante competitivos”, destaca Molina.